domingo, 27 de julho de 2014

Vital promete criar polícia comunitária e Comitê Integrado para diminuir índice de violência no Estad

O objetivo é diminuir os índices de violência na Paraíba.

O candidato ao governo do Estado pela Coligação Renovação de Verdade (PMDB-PB), o senador Vital do Rêgo, anunciou neste final de semana, que se for eleito, vai criar um Comitê Gestor Administrativo com o Ministério da Justiça, com o Ministério Público e Poder Judiciário, integrando as polícias Civil e Militar. O objetivo é diminuir os índices alarmantes de violência na Paraíba.
Vital do Rêgo, que tem como candidato a vice Roberto Paulino, disse que o tratamento que hoje é dado ao policial paraibano é desrespeitoso e injusto. O Estado segundo o senador, não valoriza o policial e ainda por cima, tem um saldo negativo, precisando de pelo menos mais 6 mil policiais civis e 8 mil militares. Os policiais também precisam  ter melhores salários e condições dignas e trabalho para enfrentar o crime organizado.
- Nós não oferecemos a esses policiais uma melhor segurança no trabalho. Para se ter uma ideia, o policial militar que vai para a reserva, fruto de uma operação que o vitimou por exemplo, vai recebendo 40% a menos na sua remuneração. Isso é absolutamente injusto – lamentou Vital.
O candidato do PMDB garantiu que se for eleito, vai assegurar a paridade nos salários dos policiais e ainda transformar o 190 em um espécie de Call center. Segundo Vital, hoje as delegacias da Paraíba estão sucateadas e não dispõe sequer de computadores para gerar informações tão necessárias nas investigações policiais.
Para ele, a sociedade só terá a sensação de segurança recuperada, a partir do instante em que o policial for para as ruas bem armado, cumprir seu papel de combater o crime de forma preventiva, operacional e eficaz.
Com experiência no Senado, em defesa da segurança pública, Vital observou no entanto, que não basta dotar o policial de armamento. Nesse sentido, ele está defendendo a criação da Polícia Comunitária. “Nós precisamos de um policial bem armado. Mas agora não vamos resolver a questão da violência com a militarização da polícia. Nós vamos resolver com a criação da Polícia Comunitária” anunciou.
Vital entende que o policial precisa ser da comunidade e conhecer os problemas locais para se inserir na comunidade e assim se transformar em um agente social. “No meu governo as unidades de polícias pacificadoras serão integradas com educação, saúde e outras áreas. Não haverá ação isolada. Mas um projeto em que a segurança estará integrada a todas as áreas” afirmou.
O senador lembrou que hoje a Paraíba detém índices alarmantes em segurança pública. Os dados são preocupantes. O Estado ocupa o primeiro lugar não apenas no ranking de escalada da violência mas na sensação de violência. É o 8º Estado da Federação no ranking de violência praticada contra a mulher.
Com base em uma pesquisa divulgada recentemente por um instituto nacional, Vital lembrou que lamentavelmente, a cada dois dias é feito um registro de queixa contra estabelecimentos comerciais, sem contar as estatísticas estarrecedoras dos ataques a agências bancárias.
Segundo o senador peemedebista não há mais notificação. As pessoas segundo ele, não se sentem mais estimuladas em fazer um Boletim de Ocorrência e procurar uma delegacia. Vital lembrou que nos últimos três anos, o Estado da Paraíba fechou 33 delegacias na Zona Metropolitana de João Pessoa, deixando apenas 10 delegacias funcionando nos finais de semana, quando acontecem as maiores ocorrências.
- Nesse contexto e nesse diagnóstico alarmante, não dá para tocar a bola para o governo federal – observou. O que falta na Paraíba segundo Vital, é investimento e projetos e uma ação integrada por parte do governo do Estado” observou.
Vital está convicto de que com o fechamento das fronteiras, a informatização das delegacias, e a valorização dos policiais o Estado terá as condições fundamentais para assegurar a redução da violência na Paraíba.
Da Redação com Assessoria
WSCOM Online

Nenhum comentário :

Postar um comentário