terça-feira, 8 de julho de 2014

Paraíba já registra 710 homicídios; são 118 assassinatos por mês

violenciaA Paraíba registrou 710 casos de homicídios no primeiro semestre deste ano. Uma média de 118 assassinatos por mês, ou 3,9 por dia. Apesar dos número, segundo a Secretaria da Segurança e da Defesa Social, o estado apresentou redução de 12,9% em relação ao mesmo período de 2013, quando foram registrados 815 casos dos chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).
Em junho a redução foi de quase 25% do número de homicídios registrados, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Enquanto nesse período em 2014 foram registrados 114 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), enquanto que em junho de 2013 foram registrados 151 casos.
As ações das Forças de Segurança da Paraíba reduziram também a incidência de mortes de mulheres. Nos primeiros seis meses de 2014 foram 53 CVLI com vítimas do sexo feminino, contra 78 casos no mesmo período do ano passado.
Os dados do Nace ainda apontam a Paraíba como estado que mais reduziu a ocorrência de CVLI no Brasil, entre os 16 que divulgam seus números, seguido por Bahia (-1,8% no trimestre) e São Paulo (-1,5% de janeiro a maio). Dados relativos aos seis primeiros meses de 2014 foram disponibilizados também apenas pelos estados do Maranhão e Mato Grosso, que tiveram aumento na ocorrência de assassinatos: 20,6% e 45%, respectivamente. Na região Nordeste, Piauí e Rio Grande do Norte não divulgaram números de homicídios este ano.
Para o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, a redução de assassinatos no semestre é fruto do trabalho realizado pelas polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros. “No processo de integração, há o diagnóstico de problemas, planos de ação e monitoramento semanal e mensal. É um processo de construção e de resultado. Essa redução é fruto de um trabalho integrado entre as Polícias Militar e Civil, através de ações que resultam na prisão de pessoas acusadas de crimes e na apreensão de drogas”, afirmou. Segundo ele, além da diminuição do semestre em termos gerais, dez das 20 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp) atingiram a meta de redução de 10% de CVLI, a exemplo daquelas que ficam na Região Metropolitana João Pessoa, Campina Grande, Sousa e Catolé do Rocha.
Para o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, a redução em junho deste ano, especificamente, foi alcançada através de um planejamento prévio para os eventos realizados no mês. “Tivemos festejos juninos em várias cidades da Paraíba para garantir a segurança, assim como eventos relacionados à copa do mundo, o que exigiu um planejamento prévio de nossas ações”, ressaltou.
Apreensão de armas e drogas – O trabalho ostensivo e de repressão qualificada executado pelos órgãos operativos da Seds também aumentou a quantidade de drogas e armas apreendidas no Estado, neste semestre. Em 2014, houve crescimento de 9% nas armas retiradas de circulação. O total dos seis meses foi de 1.464 contra 1.339 nos mesmos meses de 2013.
No que se refere às drogas, o aumento foi de 61% na quantidade de entorpecente apreendido. Entre maconha cocaína e crack, foram retirados das ruas 541,6 quilos e nos primeiros seis meses de 2013 o acumulado foi de 336,6 quilos.
 Blog do Gordinho com Secom-PB

Nenhum comentário :

Postar um comentário