terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A hipocrisia do dia 25 de Dezembro "natal"



 Está chegando o Natal, a grande festa do Cristianismo. Embora a verdadeira origem do dia 25 seja desconhecida pela maioria dos cristãos, todos comemoram esta data pensando ser o dia do nascimento de Jesus Cristo. Eu não comemoro o Natal e ainda critico, pois vejo uma grande hipocrisia nesta época.

A hipocrisia do Natal consiste em fazer o bem agora e esquecer-se do mundo depois. Nesta época as pessoas são solidárias, todas querem ajudar de alguma forma um necessitado. Nesta época surgem os grandes super-heróis, aqueles que desejam salvar o mundo. Quanta hipocrisia… Passa-se o Natal e vem mais festa… No réveillon todos fazem planos para melhorar a própria vida e também a de seus semelhantes. Mas não é o que acontece, pelo menos não é o que se vê. A maioria das pessoas passam a viver o ano seguinte na rotina de sempre, sem se preocupar com o próximo, com os demais seres vivos e com o mundo em geral. É um ciclo que consiste basicamente em viver normalmente sem se preocupar com o mundo até o mês de dezembro. Dezembro é a época de desejar o melhor para todos e fazer algo de bom, porque é Natal.

Não me canso de citar o fato de religiosos (leia-se cristãos neste caso), precisarem de uma motivação baseada em fé para fazer algo de bom. Salvo exceções, claro. Mas a verdade é que estes mesmos cristãos condenam os ateus por não seguirem seus costumes e tradições, por não crerem num Deus e por não comemorarem o Natal. Mas esquecem que ateus estão a todo o momento preocupados com o mundo e com todos os seres vivos, afinal, somos animais como qualquer outro, o diferencial está na nossa inteligência.
O Natal é a motivação para que muitas pessoas façam algo de bom para o mundo. Este seria o único lado bom da data, a meu ver. Pelo menos no mês de dezembro elas ajudam uma família pobre, doam brinquedos e roupas ou colaboram financeiramente com alguma entidade assistencial. Mas o fato é que as famílias pobres não passam fome, não precisam de roupas e qualquer outro tipo de ajuda somente na época de Natal. Durante o ano todo estão necessitando de ajuda, mas neste período as pessoas estão ocupadas demais trabalhando, planejando uma viagem de férias, preparando a lista de presentes para amigos e familiares, ou estão ocupadas demais pensando na grande ceia de Natal. A miséria existe a todo o momento no mundo, existe o ano todo. Muitas crianças passam fome 365 dias por ano, não somente na época de Natal. Um mendigo pedindo ajuda na metade do ano é algo totalmente diferente de um mendigo pedindo ajuda na época do Natal. A triste realidade nos mostra que este mendigo conseguirá mais ajuda na época do Natal e certamente será rejeitado em outras épocas.

Muitos religiosos nos criticam por não crermos num Deus. Muitos afirmam que somos pessoas más, nos chamam de servos do diabo, afirmam também que somos pessoas más para a sociedade. Mas enquanto os religiosos estão ocupados em igrejas, lendo um livro escrito há milhares de anos, modificado várias vezes por vários autores, livro este que ensina poucas coisas boas que todos conhecem (porque pastores e padres só lêem coisas bonitas em cultos), livro que também ensina muitas coisas ruins que a maioria das pessoas desconhece (porque pastor algum vai ler textos que tirem pessoas da igreja), enquanto isso os ateus estão ocupados colaborando com o mundo durante o ano todo, ajudando pessoas necessitadas, sendo voluntários em projetos sociais. Não precisamos de datas comemorativas para fazer o bem. Não precisamos crer em algo sobrenatural para sermos pessoas boas.
Penso que sendo cristãs, as pessoas devem comemorar o Natal, pois faz parte da tradição da religião que seguem. Porém, não devem sustentar esta hipocrisia existente no mundo, se considerando pessoas “abençoadas” por terem onde morar, por terem o que comer, por terem o que vestir-se. O mundo não gira em torno de cada pessoa que se diz “abençoada”. A vida é algo precioso, por isso deve ser respeitada e valorizada todos os dias do ano, não somente na época do Natal. O mundo precisa de nós todos os dias, em todas as estações do ano.
Por: André Morais

Nenhum comentário :

Postar um comentário