segunda-feira, 8 de abril de 2013

Ricardo inaugura escola e anuncia que ainda esse mês será aberto o processo licitatório para a malha asfaltica de Tenório


O governador Ricardo Coutinho inaugurou na ultima  sexta-feira (5) a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Lídia Maria Rangel e entregou 65 tablets para os alunos e professores no município de Tenório, no Seridó paraibano. Essa é a sexta escola estadual padrão inaugurada pela atual gestão e foi construída com recursos na ordem de R$ 751.393,25, oriundos do  Tesouro do Estado e do governo Federal.
Em solenidade bastante prestigiada por lideranças políticas, comunidade estudantil e  moradores, Ricardo anunciou que neste mês será aberta a licitação para a construção da PB-195 que liga o município de Tenório a BR-230, e significa a realização de um sonho de 25 anos. O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) irá investir R$ 5,7 milhões na construção de estrada que terá 10 km.   Os deputados estaduais Antônio Mineral e João Gonçalves, as secretárias de Comunicação Institucional, Estela Bezerra, e de Educação, Márcia Lucena, e prefeitos da região participaram do evento.
O governador Ricardo Coutinho manifestou sua satisfação como gestor em ver mais uma escola ampla, confortável e equipada ajudando a qualificar a educação na Paraíba. “A estudante Jackeline Farias passou no vestibular da UEPB, é um exemplo para os jovens da rede estadual que estão se preparando cada vez melhor e tenho certeza que com a escola nova, os professores estimulados e o PBVest vamos ver cada vez mais alunos no ensino superior”, ressaltou.
Ricardo também reafirmou o seu compromisso de realizar o acesso alfáltico de Tenório, assim como em outras cidades, para tirar o município do isolamento e estimular o desenvolvimento da mineração. “A população pode ficar tranquila porque a estrada será feita e retornarei para inaugurá-la. Sei que o desenvolvimento de cada município passa pelo acesso asfáltico”, enfatizou.
A Escola de Ensino Fundamental e Médio Maria Lídia Rangel existia desde 2005, mas funcionava de forma improvisada no prédio do colégio municipal. De acordo com a diretora Joana D´ Arc, são 176 alunos matriculados no 1º, 2º e 3º ano que já estão estudando em um prédio novo  com seis salas de aulas, laboratório de informática, sala de vídeo, biblioteca, espaço de convivência, área administrativa, cozinha e dispensa.
O prefeito Evilásio Araújo agradeceu ao Governo do Estado por atender as duas das principais reivindicações do município, que é a escola estadual e a estrada. Ele salientou que os estudantes secundaristas não precisarão sair do município para terem uma educação de qualidade. E ressaltou: “A estrada anunciada hoje pelo governador também será um marco para o município, que tem na atividade da mineração o seu grande potencial. Só a gente sabe o que é percorrer mais de 10 km em estrada de terra para chegar ou sair”.
A secretária de Educação do Estado, Márcia Lucena, disse que a escola tem um significado muito grande pela qualidade da sua estrutura e equipamentos e por demonstrar o respeito que o Governo do Estado tem pela educação e pelos paraibanos que vivem nos pequenos municípios. “Essa é uma forma de incentivar a permanência dos jovens do ensino médio em suas cidades. Esse é um reflexo que vamos observar daqui a alguns anos, assim como a inclusão dos tablets, dos kits de robótica, do PBVest na nossa rede de ensino”, completou.
O estudante Januário Nobre, do 3º ano, lembrou que até o ano passado estudava em condições inadequadas dentro da escola municipal. “O novo prédio com biblioteca e sala de informática possibilitará que as aulas sejam mais agradáveis e direcionadas apenas para jovens da mesma faixa etária que estão focados no vestibular. Só temos a agradecer ao governador por ter lembrado dos estudantes de Tenório”, comemorou.
A aluna Solange de Oliveira, do 1º ano, foi uma das que recebeu o tablet e confessou que estava ansiosa em utilizá-lo no aprendizado, pois ainda não tem prática com o equipamento. “Era algo que a gente nem esperava, mas tenho certeza que irá facilitar as pesquisas e o acompanhamento das aulas para a nossa preparação do vestibular”, comentou.
Site do governo da Paraiba

Nenhum comentário :

Postar um comentário