quinta-feira, 18 de abril de 2013

Manutenção de adversários na prefeitura de Areia pode boicotar reeleição de deputado


Manutenção de adversários na prefeitura de Areia pode boicotar reeleição de deputado DE OLHO EM 2014: manutenção de comissionados nomeados por adversário na prefeitura de Areia pode boicotar reeleição de Arnaldo Monteiro 

Os mais de 100 dias da gestão Paulo Gomes (PRB) no município de Areia, brejo paraibano. trouxe à tona uma insatisfação generalizada entre os eleitores do grupo essa semana, tudo por conta da manutenção dos funcionários comissionados nomeados ainda pela gestão do ex-prefeito Élson Cunha Lima (DEM) na atual gestão.

O fato já vem sendo alvo de bate boca nas redes sociais, mas foi só esta semana que uma fonte política ligada ao município de Esperança resolveu publicizar o 'moído'.

Como os cargos comissionados são de livre nomeação e exoneração no poder executivo, Paulo Gomes, diferente da maioria dos gestores, mudou de estratégia e teria decidido ‘não perseguir’ os contratados dos adversários e fazer esse afago a seus algozes em detrimento dos eleitores que o ajudaram e que ainda aguardam a tão sonhada nomeação, prevista para o mês de março de 2013, mas que não aconteceu sob a justificativa de que a folha já estava inchada.

De acordo com uma fonte política do município de Esperança, a estratégia da gestão areiense não é um gesto de bondade e sim uma estratégia política que tem entre os objetivos boicotar a reeleição do deputado Arnaldo Monteiro (PSC), que nos últimos pleitos teve uma votação expressiva no município.


Mantendo os eleitores de Élson Cunha Lima em seus cargos comissionados, Paulo Gomes conquistaria os votos do adversário e ajudaria a reeleição do irmão, deputado Tião Gomes (PSL) em 2014 e ainda poderia, inclusive, contribuir para uma possível derrota do desafeto em Esperança, visto que o número de vagas diminuiu e a disputa para emplacar uma vaga no parlamento estadual será mais acirrada.

Outro fato posto em xeque pela fonte política de Esperança para respaldar a tentativa de boicote à reeleição do deputado Arnaldo Monteiro é o fato de a gestão Paulo não ter anunciado e nem dado nenhuma previsão sobre a realização de concursos públicos até agora, mesmo com o Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Justiça determinando que os comissionados sejam substituídos por efetivos para que a Lei de Responsabilidade Fiscal não seja infringida.


Procurado pela reportagem do PB Agora, Arnaldo Monteiro não foi encontrado. Desde o início da semana que o nome do deputado aparece constando como ausente no painel de presença da Assembleia Legislativa da Paraíba. Não se sabe se as ausências do parlamentar visam justamente tentar reverter esse possível boicote em 2014.

PERFIL

Arnaldo Monteiro, administrador e economista, não poupa críticas nem ao governador Ricardo Coutinho (PSB), nem ao ex prefeito de Esperança, Nobinho Almeida (novo socialista), nem ao deputado federal Armando Abílio (PTB). Fala pouco na tribuna, mas, nos bastidores, articula barbaridade

Tião Gomes, ex-prefeito de Areia, deputado estadual de vários mandatos. Ficou fora da Assembléia de 2007 a 2011, quando retornou com votação espetacular. Temperamento forte e irrequieto, tem estilo povão.



Ainda segundo a fonte, os poucos funcionários comissionados que trabalharam na campanha Paulo Gomes e que conseguiram emplacar uma vaga no executivo municipal levaram consigo boa parte de seus familiares.

 
“Quando for publicada a relação dos funcionários no Sagres On Line e o valor que cada um percebe, vocês poderão facilmente comprovar o que estou dizendo, pois ao que me consta, há Secretário com irmão, esposa e até sogra nomeados na gestão”, enfatizou, ressaltando que o nepotismo entre os auxiliares estaria mais explicito do que se pode imaginar.

Nos bastidores, a informação é de que o vice-prefeito André Perazzo (PPS) não estaria satisfeito com os rumos da administração, porém, teria sido orientado a ficar calado, já que não é o detentor da caneta.


SECRETARIADO AINDA NÃO AGRADA


A maior crítica à atual gestão Paulo Gomes diz respeito a nomeação da Secretária de Educação Lucia Giovanna Duarte de Melo., que por sua vez é tia do ex-prefeito Élson Cunha Lima, adversário do grupo do prefeito Paulo Gomes.

Há quem responsabilize a gestora pela manutenção da maioria da ocupação dos cargos comissionados nomeados ainda na gestão do sobrinho.

A Secretaria de Saúde também é outra pasta que preocupa. Em menos de 100 dias o Secretário de Saúde nomeado em janeiro pediu para sair por supostas insatisfações com os rumos da administração. Em seu lugar foi colocado um administrador de empresas.

 

GUERRA EM FAMÍLIA


Nas últimas semanas a filha do prefeito Paulo Gomes, Ana Paula Gonzaga (PRB), que é presidente da Câmara Municipal da cidade, surpreendeu ao fazer um pronunciamento na tribuna da Casa que acabou trazendo à tona todo o clima de insatisfação e divergência na cúpula comandada pelo pai, Paulo Gomes e pelo  deputado Tião Gomes.

Uma das filhas do deputado chegou a escrever um desabafo nas redes sociais lamentando a iniciativa de uma pessoa, cujo poder teria lhe subido a cabeça, conforme print screen abaixo.

A parlamentar ainda estaria sendo acusada de ser a responsável pela manutenção dos comissionados da gestão anterior na prefeitura da cidade sob a alegação de que 'o período de perseguição' teria acabado.

Após a repercussão negativa da declaração, Ana Paula teria dado marcha à ré e reafirmado alinhamento político com o grupo do tio, chegando até mesmo a pedir desculpas pelo desabafo feito na tribuna do parlamento areiense.

Outro fato agravante é que muitos dos eleitores de Paulo Gomes eram, na época da campanha, chamados de 'mundiça', por supostamente não terem qualificações acadêmicas e este também seria um dos motivos da atual gestão para não abrir oportunidade para seus eleitores, preferindo trabalhar com o inimigo.

Parece que agora os perseguidos são os aliados! Como diz o ditado, Santo de casa não faz milagre!

Se a estratégia política adotada em Areia gerará frutos ou dividendos políticos, isso só será descoberto em 2014 e posteriormente em 2016, quando, tanto Tião Gomes, quanto Paulo Gomes passarão novamente pelo crivo popular.


 

Henrique Lima

PB Agora

Nenhum comentário :

Postar um comentário