quarta-feira, 17 de abril de 2013

COMPRA DE VOTOS LEVA PREFEITO DE TENÓRIO A RESPONDER AIJE, audiência será nesta quinta feira 18 de Abril do corrente ano

A eleição do município de Tenório, localizado no Seridó Oriental paraibano, está sendo questionada na Justiça por meio de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral - Aije, que tramita desde outubro na 56ª Zona Eleitoral da Comarca de Juazeirinho-PB e tem 3ª audiência marcada para as 08h00 do dia 18 de abril de 2013.

A ação tem como alvo o prefeito Evilásio de Araújo Souto (PSDB) e o vice-prefeito Jario Jeberton da Silva, eleitos na última eleição através da coligação ‘Os filhos da terra unidos pelo bem de Tenório’ e o ex-prefeito Denilton Guedes Alves, acusado de ser co-responsável pelas infrações. Compõe o processo uma série de termos de declarações na Polícia Federal onde várias testemunhas acusam Evilásio de assediar votos de forma insistente através do fornecimento de material de construção, dinheiro em espécie, aparelhos celulares, peças de motocicleta, bebidas alcoólicas, etc.  Consta nos autos uma série de fotografias onde carros oficiais distribuíam bebidas alcoólicas por toda a cidade.

Tanto o Evilásio Souto quanto o seu vice Jairo Jerberton da Silva estão sendo acusados de captação ilícita de sufrágio, conduta vedada e abuso de poder econômico, político e de autoridade. Para a oposição, composta por Adilson Conserva e Valdemiro José de Oliveira (Coligação Unidos pela vontade do povo), o candidato da situação só venceu as eleições devido ao uso da máquina administrativa da Prefeitura e de um pujante poder econômico, tendo em vista a acirrada disputa.

Nas eleições de 2012, o prefeito Evilásio Souto foi eleito com 1.175 votos (55,45%), ficando o candidato Adilson Conserva com 944 votos (44,55%). No final da ação, os autores pedem a cassação dos diplomas do prefeito eleito e do vice-prefeito e sua inelegibilidade por 08 anos, de acordo com a Lei da Ficha Limpa. Pede também a posse imediata do segundo colocado nas eleições, no caso Adilson Conserva.

POSTADO POR: POLITICAENFOCO

Nenhum comentário :

Postar um comentário