terça-feira, 23 de abril de 2013

TRE-PB e TJPB firmam parceria para agilizar recastramento biométrico na Capital


TRE-PB e TJPB firmam parceria para agilizar recastramento biométrico na Capital
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, e a presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, oficializaram, na tarde dessa segunda-feira (22), parceria para a ampliação do atendimento do recadastramento biométrico em João Pessoa e Campina Grande, os dois maiores colégios eleitorais da Paraíba (480.237 e 280.207, respectivamente). O Termo de Cooperação Técnica foi assinado em solenidade no Salão Nobre do Tribunal, que contou com a presença de diversas autoridades. No local foram instalados kits biométricos para demonstrar a agilidade do processo.
A presidente do Tribunal aproveitou a oportunidade para realizar o recadastramento biométrico do seu título eleitoral e recebeu imediatamente das mãos do presidente do TRE-PB, Marcos Cavalcanti o novo documento. O processo, que não durou mais do que dez minutos para ser concluído, deverá ser realizado a partir desta terça-feira (23) com os demais desembargadores, juízes, defensores públicos, promotores, jurisdicionados e serventuários do Poder Judiciário estadual, que poderão utilizar o posto de recadastramento biométrico instalado no Tribunal, no Auditório Alcides Carneiro. 

Ainda esta semana serão instalados postos à população nos Fóruns Cível de Mangabeira, no Fórum Criminal, localizado na Avenida João Machado, ambos na capital, e no Fórum Afonso Campos, em Campina Grande. Ao todo serão cedidos onze servidores públicos do Tribunal para auxiliar os técnicos da Justiça Eleitoral com a biometria.

“Quero registrar os meus mais sinceros agradecimentos à presidente Fátima Bezerra Cavalcanti porque assinamos hoje o primeiro convênio nesse sentido. A Justiça Eleitoral tem as máquinas, a tecnologia e os técnicos, mas não tem servidores suficientes, nem espaço. Do mesmo jeito que numa eleição precisa de cessão de escolas, prédios públicos e pessoas, também precisamos para a biometria. Já estamos atendendo nos fóruns eleitorais desde fevereiro, mas essas parcerias permitirão um atendimento mais perto do eleitor”, disse o presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.
Para a presidente do TJPB, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, a assinatura do termo de cooperação demonstra a unidade do judiciário paraibano com o TRE-PB. “Pretendemos oferecer um serviço aos jurisdicionado, atendendo juízes, servidores e seus familiares, porque esse recadastramento é algo extremamente importante e necessário e nós sabemos que temos que atender toda uma população. A partir do momento em que o Judiciário abre as portas e com o TRE oferece esse serviço nós estamos colaborando para que esse recadastramento ocorra do forma mais rápida, mais eficiente”, afirmou.
O presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, ressaltou a necessidade do comparecimento dos eleitores ao recadastramento, que poderá ser feito até março de 2014. “Teremos uma eleição mais segura e mais rápida, não há nenhuma possibilidade de um eleitor votar pelo outro porque a identificação é pela impressão digital. Além disso, ao invés de se procurar em um caderno onde está o nome do eleitor, identificar, mandar assinar, esse processo será agilizado com a identificação pelo dedo na máquina, que ao reconhecer abre automaticamente a cabine”, explicou.
Além de João Pessoa e Campina Grande, também passarão pelo recadastramento biométrico os eleitores dos municípios de Boa Vista, Lagoa Seca, Logradouro, Mamanguape, Cuité de Mamanguape, Mataraca, Catingueira, Aguiar, Nova Olinda, Massaranduba, Caiçara, Serra da Raiz, Capim, Itapororoca, Emas, Olho D’água e Igaracy.


Fonte: PBHOJE com Assessoria

Nenhum comentário :

Postar um comentário