segunda-feira, 23 de junho de 2014

Número do dia: Em três anos, Ricardo Coutinho fechou 206 escolas na Paraíba

educaçãoEm apenas três anos, a gestão do governador Ricardo Coutinho (PSB) conseguiu fechar 206 escolas estaduais de ensino fundamental e médio da Paraíba, o que representa 20% do total das que existiam no ano de 2010. Somente em João Pessoa, 11 unidades escolares tiveram suas atividades enceradas.
De acordo com dados oficiais, dos censos escolares realizados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), em 2010 existiam 1.038 unidades escolares na Paraíba, no ano seguinte o governador mandou fechar 508. Já em 2012, algumas escolas voltaram a ser reabertas, ampliando o número de unidades para 846. E atualmente o estado contabiliza 832 escolas da rede estadual com 111.795 alunos matriculados regularmente.
No começo da gestão de Ricardo, foi informado que apenas as unidades educacionais que não possuíam condições estruturais haviam sido desativadas e que outras passariam por reforma, mas até está segunda-feira (16), do total de 508 escolas fechadas em 2011, 302 foram reabertas.
Um exemplo dessa realidade ocorreu no município de Cajazeiras, onde quatro escolas da rede estadual foram fechadas, sendo as seguintes: Lica Dantas, Comandante Vital Rolim, Sítio Lagoinha e do Riacho do Meio.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação da Paraíba, o motivo do Governo ter fechado essas escolas foi para qualificar a rede estadual e melhorar a educação no Estado. É o chamado reordenamento, uma ação que faz parte do Plano Estadual de Educação (aprovado em 2006 na Paraíba), prevendo a ocupação racional dos estabelecimentos de ensino com o objetivo de facilitar a delimitação das escolas de Ensino Médio, separadas dos primeiros anos do Ensino Fundamental.
A assessoria informou ainda, que novas escolas foram abertas e 246 novas salas de aula foram financiadas por meio do Pacto Social com os municípios. Também estão sendo implantadas escolas técnicas em toda a Paraíba.

Nenhum comentário :

Postar um comentário