quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Paraíba é o 3º estado que mais emprega no país


PB é o terceiro estado que mais emprega no país
A geração de empregos com carteira assinada em setembro, na Paraíba, foi a maior dos últimos dez anos. No mês foram criados 6.618 postos de trabalho, correspondendo a uma expansão de 1,74% em relação à massa salarial do mês anterior. O crescimento, que também foi o maior do ano, foi possível graças aos setores da Indústria da Transformação e Agropecuária, que fecharam setembro com saldos de 3.853 e 1.547 trabalhadores, respectivamente. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

No geral, foram admitidas 18.035 pessoas, enquanto 11.417 demissões foram registradas pelo Ministério. A variação relativa de 1,74% em relação ao mês anterior levou a Paraíba à terceira colocação no ranking nacional. Alagoas (4,99%) e Pernambuco (2,29%) foram os estados que registraram os melhores desempenhos em setembro. Rondônia foi o único Estado a apresentar variação negativa: de -0,03%.
No acumulado do ano, o saldo da Paraíba é de 9.201 postos de trabalho (variação de 2,41% da massa salarial). O desempenho, no entanto, é inferior ao registrado no ano passado, quando o Estado teve saldo de 14.455 novos trabalhadores até setembro. “Normalmente, o mês mais importante para a geração de empregos na Paraíba é agosto, mas setembro apresentou um desempenho acima da média e contribuiu para que não tivéssemos um resultado muito aquém dos anos anteriores”, analisou Renato Silva, supervisor técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos).
Confira a matéria na íntegra na edição desta quinta-feira (17) no Jornal Correio da Paraíba.

Nenhum comentário :

Postar um comentário