quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Cássio é agraciado com Medalha Ulysses Guimarães, em homenagem à Constituição

Cássio foi um dos mais jovens constituintes na privilegiada situação de ator político em momento histórico singular.

Nesta terça-feira  (29), o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) foi agraciado com a Medalha Ulysses Guimarães, em Sessão Especial de Homenagem dos 25 Anos da Constituição, que se realizou no Plenário da Casa. Dos constituintes paraibanos, Cássio é o único a exercer mandato atualmente. Alguns (como Antonio Mariz e Humberto Lucena) já morreram. Outros (como João Agripino e Agassiz Almeida) penduraram as chuteiras.
RITO - Cássio foi um dos mais jovens constituintes na privilegiada situação de ator político em momento histórico singular. “A Constituição de 1988 foi um rito de passagem para a maturidade institucional brasileira e é o símbolo da transição de um Estado autoritário e intolerante para um Estado Democrático de Direito” – resume.
LEIS - Deputado constituinte, CCL foi autor da lei que instituiu o pagamento de um salário mínimo para o aposentado rural (antes, essa grande massa de trabalhadores era obrigada a viver com metade de um salário mínimo). Também diminuiu em cinco anos a idade da aposentadoria para o homem e a mulher do campo. Foi co-autor do direito de voto aos 16 anos. E autor da lei que possibilita que idosos andem de graça em transportes coletivos. Cássio também foi um dos pioneiros a legislar sobre propriedade intelectual em softwares.
CONVICÇÃO - O senador paraibano recorda-se da sua estréia no plenário:
- Falei de improviso, um pouco tenso, mas muito convicto. No meu primeiro discurso na Câmara dos Deputados, fiz uma defesa apaixonada dos direitos e garantias individuais, exortei à liberdade e assinalei que, com muitos anos de atraso, quase às vésperas do Século XXI, o Brasil ia ao encontro do seu diploma básico do constitucionalismo democrático, escrevendo a Constituição Cidadã.
OS CONDECORADOS – Receberam a Medalha Ulysses Guimarães:
Michel Temer
José Sarney
Luiz Inácio Lula da Silva
Fernando Henrique Cardoso
Henrique Eduardo Alves
Bernardo Cabral
Nelson Jobim
Fernando Collor de Mello
Aécio Neves
Alvaro Dias
Cássio Cunha Lima
Edison Lobão
Francisco Dornelles
José Agripino
Lídice da Mata
Lúcia Vânia
Luiz Henrique
Mozarildo Cavalcanti
Osvaldo Sobrinho
Paulo Paim
Renan Calheiros
Ruben Figueiró
Inácio Arruda
Fafá de Belém
Rubem Azevedo Lima

A sessão solene no Senado durou quatro horas. Na abertura da cerimônia, Fafá de Belém, musa das Diretas Já, cantou o Hino Nacional. Magistralmente.

Nenhum comentário :

Postar um comentário