Sistema de emissão de nota fiscal digital da PMJP ainda apresenta falhas e prejuízo pode chegar a R$ 2 mi
Completa nesta quinta-feira (24), exatos setes dias que o sistema de emissão de nota fiscal digital da Prefeitura Municipal de João Pessoa apresenta falhas, lentidão e transtornos aos contribuintes da Capital. O prejuízo aos cofres públicos pela ausência da cobrança do ISS pode chegar já aos R$ 2 milhões de reais.
Durante toda essa semana os meios de comunicação receberam uma enxurrada de denúncias de contribuintes relatando o transtorno devido a dificuldade para realizar as transações.
O problema começou depois que administração municipal decidiu substituir o sistema de arrecadação do ISS por outro que, até agora, não está funcionando em sua plenitude, prejudicando todos os prestadores de serviço da cidade.
O sistema anterior utilizado pela PMJP já funcionava há seis anos e atendia a todos os contribuientes. Ele funciona em 70% das 100 maiores cidades do Brasil. com impessoalidade e segurança.
Durante toda essa semana os meios de comunicação receberam uma enxurrada de denúncias de contribuintes relatando o transtorno devido a dificuldade para realizar as transações.
Segundo informações obtidas pela reportagem do PB Agora, o Trade Turístico da Capital é um dos que está sofrendo com o problema, já que está sem poder faturar devido aos constantes problemas para emissão de notas fiscais digital.
Ainda não se sabe qual a verdadeira motivação para a troca de um sistema que funcionava bem, para outro que está provocando transtornos.
De acordo com informações repassadas ao PB Agora, o sistema antigo detinha o livro fiscal eletrônico onde eram feitos os cruzamentos de informações de quem pagou e quem estava inadimplente, já no sistema novo, a informação é de que esse serviço não está sendo executado, o que pode beneficiar a sonegação de impostos.
Desde a última segunda-feira (20), a Secretaria da Receita da Prefeitura de João Pessoa é procurada por contribuintes que não conseguiram emitir as notas fiscais e procuram soluções, já que a orientação da gestão é que os contribuintes se dirijam pessoalmente até o Centro Administrativo Municipal a fim de resolver o problema.
Por enquanto a ‘batata quente’ está na mão do secretário adjunto da Receita Municipal (Serem), Adenilson de Oliveira Ferreira, já que, segundo informações divulgadas na Rádio Arapuan FM, o titular da pasta, Fábio Guerra, está em viagem pelo exterior.
Contribuintes que entraram em contato com a reportagem do PB Agora dizem que estão apreensivos e que se deslocar até o CAM pode gerar mais perda de tempo e por consequência, perda de dinheiro.
A reportagem do PB Agora recebeu de um contribuinte a informação de que a emissão das notas voltou a funcionar, mas de forma precária, com bastante lentidão e ainda apresentando erros, já que na parte inferior da nota aparece a informação de que ‘a nota é vinculada a construção civil’, no entanto o serviço em questão não tem nenhuma relação com a construção civil.
VEJA A NOTA ENVIADA PELA PREFEITURA
PMJP diz que emissão de nota fiscal digital está normalizada, mas não assegura fim do problema
Emissão de notas fiscais eletrônicas é normalizada A emissão das notas fiscais eletrônicas, serviço oferecido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), foi normalizada no fim da manhã desta segunda-feira (21).
A informação é do secretário adjunto da Receita Municipal (Serem), Adenilson de Oliveira Ferreira. De acordo com o secretário, a suspensão do serviço se deu por problemas com o link, interligado ao portal da Prefeitura (http://joaopessoa.pb.gov.br/).
“Trabalhamos com máxima urgência para resolver a situação”, destacou. Aqueles contribuintes que não estão conseguindo emitir a nota fiscal por meio da internet, terão que ir pessoalmente ao Centro Administrativo Municipal (CAM), localizado no bairro de Água Fria.
Márcia Dias
PB Agora
Nenhum comentário :
Postar um comentário