Pela terceira vez em menos de um ano, a presidente Dilma Rousseff (PT) vai se reunir com os governadores do Nordeste para tentar encontrar soluções imediatas para o enfrentamento dos efeitos da mais longa estiagem dos últimos 60 anos na região. Ricardo Coutinho, da Paraíba, já assegurou presença na reunião, que será realizada em Fortaleza, no Ceará.
Segundo informações colhidas pela imprensa junto ao Palácio do Planalto, a ideia de Dilma é "ouvir sugestões", por parte dos principais atores regionais em relação à seca. Pesquisas de opinião monitoradas pelo Planalto, indicam que a imagem do governo federal está vinculada à omissão nessa área.
De sua parte, Ricardo Coutinho já encomendou uma série de propostas para levar à presidente. Até a manhã desta segunda-feira, 1, o governador estava fechando a agenda oficial, devendo definir-se entre levar para o encontro dois secretários. Existem três possibilidades em aberto: João Azevêdo Lins Filho (Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia), Marenilson Batista (Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca) e Efraim Morais (Infraestrutura).
Do ponto de vista técnico, o secretário Efraim Morais - que ainda é motivo de mal estar junto aos petistas pela ferrenha oposição ao governo Lula, quando senador - deverá ser uma presença garantida no evento. Ele é o presidente do Comitê Integrado de Combate à Estiagem no Semiárido da Paraíba.
Nenhum comentário :
Postar um comentário