segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Resultado do Prouni é liberado e matrículas vão até sexta

Primeira chamada de aprovados está disponível no site do programa. Selecionados devem procurar instituições para confirmar inscrição. Segunda lista sai em 3 de fevereiro

 Os estudantes que se inscreveram para participardo Programa Universidade para Todos (Prouni) – programa que concede bolsas de estudo em instituições de ensino superior privadas – já podem conferir a lista dos aprovados em primeira chamada nesta segunda-feira (20). Os resultados estão disponíveis no site do programa, podem ser consultados pelo telefone 0800-616161 e nas próprias instituições de ensino.
Os selecionados em primeira chamada devem fazer matrícula nas respectivas instituições até sexta-feira (24). É preciso levar a documentação exigida pelo Prouni (disponível aqui:http://siteprouni.mec.gov.br/documentacao.php) para comprovar as informações fornecidas pelo candidato durante o processo de inscrição.
É importante lembrar que as faculdades que assim desejarem podem submeter os estudantes selecionados pelo programa a processos seletivos. Para isso, as instituições têm até 24 horas para comunicar ao estudante, após a divulgação dos resultados, a realização do vestibular. Nenhuma taxa pode ser cobrada do candidato.
No dia 3 de fevereiro, o Ministério da Educação divulgará uma nova lista de aprovados. Os resultados da segunda chamada serão conhecidos no dia 3 de fevereiro. O prazo para confirmação das informações e matrícula nas faculdades será de 3 a 6 de fevereiro.
Nova chance
Quem não for selecionado em nenhuma das etapas não deve desanimar. É possível entrar em uma lista de espera por vagas que não forem preenchidas durante as duas etapas anteriores. Para isso, o candidato precisa manifestar interesse em fazer parte dessa lista. Entre os dias 13 e 14 de fevereiro, o interessado deverá preencher o formulário específico no site do Prouni.
Poderão fazer parte da lista de espera para os cursos escolhidos em primeira opção os candidatos que não foram selecionados em nenhum curso e os que foram pré-selecionados para a segunda opção de curso e foram reprovados por não-formação de turma.
A participação na lista de espera para cursos de segunda opção é restrita aos candidatos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares dos cursos que não houve formação de turma ou que não tenham mais bolsas disponíveis nesses cursos de primeira opção. Os pré-selecionados para a primeira opção de curso que não tenham conseguido formar turmas também podem entrar na lista de espera por sua segunda opção de graduação.
Recorde
A primeira edição do Prouni em 2014 bateu recorde de candidatos inscritos desde a criação do programa, em 2004. Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação neste sábado, 1.259.285 estudantes estão inscritos na disputa. Eles concorrem a 191,6 mil bolsas (131.636 integrais e 59.989 parciais) em 25,9 mil cursos.
As bolsas integrais são destinadas aos estudantes com renda familiar mensal (por pessoa) de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são oferecidas aos candidatos cuja renda familiar mensal por pessoa não supere três salários mínimos. Esses estudantes ainda podem participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para financiar o pagamento do restante da mensalidade.
Professores da rede pública da educação básica concorrem exclusivamente a bolsas integrais em cursos de licenciatura e não precisam comprovar renda. Eles precisam comprovar que fazem parte do quadro permanente das escolas e estão dando aulas.

IG

Nenhum comentário :

Postar um comentário