domingo, 19 de janeiro de 2014

3 ANOS: família de Shaolin acredita na recuperação

3 ANOS: família de Shaolin acredita na recuperação
MESTRE DO SORRISO: três anos após acidente, família de Shaolin vem superando obstáculos e acredita na plena recuperação do humorista
O mundo inteiro tem acompanhado nos últimos dias a luta pela vida do heptacampeão de Fórmula 1 Michael Schumacher, que sofreu um grave acidente de esqui no final do ano passado, em Méribel, na França. Um paraibano também trava há exatos três anos, a maior batalha de sua vida. Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, continua lutando e a família e acredita na plena recuperação do humorista.

Neste domingo (19), completam três anos do fatídico acidente que tirou o humorista dos palcos e da TV no auge de sua carreira. Passado todo esse tempo, Francisco Jozenilton dá sinais de evolução. O tratamento lento, requer paciência principalmente dos familiares que não perdem a esperança de vê o humorista fazendo o Brasil sorrindo de novo.

Os progressos, garante Laudicéia Veloso, esposa do humorista paraibano, são capazes - de junto com a fé em Deus - renovar a esperança de uma recuperação."É impossível perder a esperança quando se crê em Deus. Ao final de cada dia, sempre há o que agradecer", diz Laudicéia.

Para Laudicéia, Shaolin é um guerreiro; muito esforçado e tem mostrado todos os dias o quanto é capaz de superar obstáculos. Cada gesto de Shaolin por mais simples que seja como piscar os olhos, tem grande significado e renovam as esperanças dos familiares.

"Precisamos nos adaptar com a mesma velocidade em que ocorre a mudança. Nestas horas, descobrimos a fragilidade ou a força que temos e no nosso caso descobrimos que a nossa família é mais forte do que pensávamos", desabafa.


Laudicéia disse, ainda, que encara com agradecimento as reações de carinho e solidariedade de amigos e fãs. "Agradeço muito aos que nos acompanham e respeitam o nosso espaço".


Os irmãos, Josevaldo Veloso e Joverlaine Veloso garantem que a família não perde a esperança de ver o comediante recuperado. Segundo ele, o tratamento evolui a cada dia de forma surpreendente. “Nós estamos muito esperançosos e sabemos que o tratamento é lento e exige paciência” disse Josevaldo.


O humorista Francisco Josenilton Veloso, 43 anos luta dia a dia para vencer a mais dura batalha de sua vida. Superar o coma e voltar aos palcos e à tela da TV para divertir os brasileiros é a sua grande luta. Exímio mestre do riso, guerreiro nato, o comediante já abre os olhos e reage a estímulos, deixando todos esperançosos de que ele vai vencer o seu maior desafio.


Conforme informações da equipe médica, o humorista se recupera gradativamente e chega a identificar amigos e familiares com o olhar. Em tratamento há mais de 1000 dias, Shaolin passou por várias cirurgias; ficou dias internados no Hospital das Clínicas em São Paulo, e desde julho de 2012 se recupera em sua casa em Campina Grande.


Shaolin sofreu um acidente automobilístico no dia 19 de janeiro de 2011 na BR 230, trecho da Alça Sudoeste em Campina Grande, a 125 quilômetros de João Pessoa. Desde então, perdeu os movimentos do corpo e a fala. O humorista passou cerca de cinco meses internado em um hospital de São Paulo (SP), mas, por decisão da família, foi transferido para casa, em Campina Grande, com todo o aparato hospitalar.  

Ele vem fazendo tratamento contínuo e apresentando melhora gradativa. De acordo com depoimento de familiares, Shaolin sorri, segue as coisas com o olhar, ouve histórias e assiste à TV. Ele teve alterações positivas no nível da consciência e vem sendo acompanhado por uma equipe médica constantemente. Em 2013, a apresentadora da Rede Record, Ana Hickmann, trouxe um equipamento que permite a comunicação do paciente através do olhar e dos sinais emotivos. Shaolin utilizou por um tempo, mas a família preferiu deixar de usá-lo porque o instrumento o estava deixando inquieto.

Shaolin e os seus mais de 50 personagens

No auge de sua carreira, antes do fatídico 19 de janeiro de 2011, Shaolin fez o Brasil sorrir com suas imitações e personagens divertidos. São mais de 50 personagens. No seu repertório estavam presentes piadas, paródias e imitações impagáveis de artistas famosos, como Joelma (da Banda Calypso), Leonardo, Daniel, Leão Lobo, Luiz Gonzaga, Chico Anysio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre outros.


Eclético, Shaolin não se apresentava apenas contando piadas. No palco ele fazia de tudo, o que o transformada em um artista completo. Bem humorado, cantava, dançava, representando artistas de uma maneira inconfundível.


Francisco Jozenilton Veloso iniciou a sua carreira no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande. Ainda criança, já fazia caricaturas e imitava pessoas da sua família. Depois trabalhou como chargista de jornais paraibanos e também participou de grandes programas da televisão brasileira, entre eles, Domingão do Faustão e Show do Tom.


Antes de sofrer o acidente, Shaolin revelou o sonho lançar um DVD com os personagens. Casado e pai de dois filhos, o humorista cresceu no sertão da Paraíba, onde teve uma infância simples. Agora tudo o que a família, amigos e fãs sonham é em ver Shaolin recuperado e dando vida a seus personagens.


Enquanto Shaolin não se recupera quem faz o público sorrir é o filho do humorista. Lucas Veloso, filho caçula de Shaolin, segue os passos do pai. O trabalho dele é orgulho para a mãe, Laudiceia Veloso, que disse que a escolha era inevitável, já que Lucas gosta muito de teatro.


O caçula de Shaolin já fez diversos shows pela Paraíba e se apresentou junto com outros humoristas, a exemplo de Piancó e Tom Cavalcanti. Ele se inspira no trabalho do pai e também faz imitações. Com o mesmo carisma e o talento do pai, Lucas faz imitações do presidente Lula, Luiz Gonzaga e Chico Anísio, e de outros artistas populares.



Severino Lopes 

PBAgora

Nenhum comentário :

Postar um comentário