sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Prevenção: Vacina contra HPV será dividida em três doses

vacinahpv
O Governo Federal realizará uma campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) para adolescentes entre 11 e 13 anos de todo o País. Na Paraíba, já houve reunião de representantes da Secretária de Saúde da Paraíba com instituições de saúde para discutir a implantação da vacina no calendário de vacinação do SUS deste ano.

Segundo a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga, o objetivo, neste momento, é iniciar um grupo técnico para conduzir a implantação da vacinação, marcada para março. “Por este motivo é importante ter todos esses setores, educação e saúde juntos. A implantação da vacina vai acontecer nas escolas públicas e privadas, como também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), então a gente precisa trabalhar em conjunto”, destacou.
Segundo dados oficiais, 104.710 adolescentes serão vacinadas na Paraíba em 2014. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo e atenderá em postos de saúde espalhados pelo Estado. A vacina, que ajuda a proteger contra o câncer do colo do útero, é administrada via intramuscular, quadrivalente (age nos subtipos HPV 6, 11 ,16 e 18) e é destinada exclusivamente à utilização preventiva.
A vacina será dividida em três doses. A primeira será ofertada para meninas que tenham entre 11 e 13 anos este ano, ou seja, nascidas entre 01/01/2001 e 31/12/2003. A aplicação das vacinas acontecerá em Unidades Básicas de Saúde e escolas públicas e privadas.
A segunda dose será administrada seis meses após a primeira vacina. Já a terceira dose será administrada cinco anos após a primeira. A gerente executiva de Vigilância em Saúde, da SES, Talita Tavares, afirmou que as três doses são necessárias para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero, e finalizou dizendo que a vacina ficará disponível em unidades de saúde durante todo o ano.
Blog do Gordinho com Assessoria

Nenhum comentário :

Postar um comentário