quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Dilma volta de Cuba e deve iniciar reforma com nomeação de paraibano

Dilma volta de Cuba e deve iniciar reforma com nomeação de paraibano
A presidenta Dilma Rousseff retorna hoje (29) ao Brasil, da viagem à Cuba, e deve enfim, tratar da reforma ministerial. Ela participou em Havana da 2ª Cúpula da Comunidade dos Países Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e deve chegar deve dar os próximos passos para a escolha dos substitutos dos ministros que deixarão os cargos para disputar as eleições presidenciais. As mudanças em 13 ministérios irão abrigar nomes temporários e outros que poderão continuar em um possível segundo mandato.

Após o giro por Suíça e Cuba, com uma conturbada escala em Portugal, o primeiro desafio da presidente Dilma Rousseff no retorno ao Brasil será a reforma ministerial. Na última conversa que teve com representantes do PMDB, antes da viagem, ela havia agendado uma definição das trocas para amanhã. Por enquanto, a certeza é que as escolhas vão se dividir em dois perfis: nomes que serão escalados para continuar em um possível segundo mandato e os temporários, que seriam substituídos em janeiro de 2015.

Um dos nomes cotados para integrar o ministério de Dilma, é o do senador paraibano Vital do Rêgo (PMDB-PB). Indicado pelo PMDB, Vital Filho já foi apontado pela Folha, Veja e Valor Econômico para ocupar quatro ministérios, na ginástica que Dilma fará para aglutinar forças e reunir os partidos aliados na sua luta pela reeleição.

Depois de ser indicado pelo PMDB para ser ministro da Integração Nacional, receber sinal verde do Palácio do Planalto para o posto mas não ter sido nomeado, o senador Vital do Rêgo volta a ter grandes chances de fazer parte da equipe ministerial da presidente Dilma Rousseff. Para desfazer o mal-estar provocado pela nomeação prometida e nunca feita, a presidente poderá indicar Vital para o Ministério do Turismo, ou para o Ministério das Comunicações. O paraibano também foi citado para a Secretaria Especial dos Portos.

A Pasta do Turismo ficará disponível com a saída de Gastão Vieira (PMDB-MA), candidato a uma vaga na Câmara dos Deputados. Com isso, Dilma pacificaria a ala defensora da nomeação de Vital, e que inclui o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Na edição de ontem, o Diário de Brasília publicou que após retornar de Cuba, a presidente Dilma estaria determinada a acelerar a reforma ministerial. Segundo o jornal, ela deveria retirar o ministro Paulo Bernardo das Comunicações para que ele coordenasse a sua campanha. Para o seu lugar, o PMDB estaria indicando o senador Vital do Rego.

O senador paraibano reafirmou que não estava ansioso pela nomeação e que as questões referentes a reforma ministerial estavam sendo tratadas pelas lideranças do PMDB na Câmara Federal e no Senado bem como, pelo vice presidente da República Michel Temer. Vital disse que o seu foco é o mandato de senador, e continuar trabalhando para conseguir recursos para a Paraíba; bem como, para fortalecer a candidatura de Veneziano Vital ao governo do Estado.

PBAgora

Nenhum comentário :

Postar um comentário