domingo, 14 de outubro de 2012

Senador garante que Paraíba será contemplada com novo lote de retroescavadeiras


O senador Vital do Rêgo confirmou nesta sexta-feira (12) que a Paraíba será contemplada com um novo lote de máquinas retroescavadeiras. Vital que conseguiu viabilizar junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) 42 retroescavadeiras para o Estado, garantiu que dezenas de novas máquinas semelhantes serão entregues a outros municípios paraibanos na segunda etapa do programa do governo federal.

O senador garantiu que o seu Gabinete em Brasília está atento e acompanhando todo o processo de lançamento do novo Edital que prevê a recuperação e construção de estradas vicinais por meio da doação de equipamentos para prefeituras de municípios de até 50 mil habitantes, com intuito de comunicar e agilizar tais parcerias com os gestores municipais paraibanos. “Até o início do ano que vem, está prevista mais uma licitação para a entrega de mais 3,5 mil máquinas aos municípios brasileiros. Foi mais uma vitória para esses pequenos munícipios. Vou continuar lutando para que nos próximos dois anos, todos os municípios paraibanos com até 50 mil habitantes sejam contemplados com a aquisição das máquinas.”
Segundo o senador Vital, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) alcançou, no primeiro semestre de 2012, um de seus mais importantes objetivos na missão de fortalecer a agricultura familiar brasileira que foi assegurar a entrega de 1.275 retroescavadeiras a 1.300 municípios de 26 estados do país. Na Paraíba foram 42 municípios contemplados na primeira etapa do programa.  A ação faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que prevê investimentos de R$ 1,8 bilhão para beneficiar mais de 4,8 mil municípios do país até 2014.

Conforme esclareceu Vital, os municípios que desejam receber retroescavadeiras e que ainda não foram selecionados na primeira etapa desta segunda fase do PAC 2, coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), já podem acessar o novo sistema de cadastramento que o MDA. Em todo o país será possível o cadastramento de 4.855 municípios e a previsão é de que 3.591 retroescavadeiras e 1.330 mil motoniveladoras sejam doadas nessa nova fase.

A medida segundo Vital, dá continuidade aos objetivos de melhorar as condições das estradas vicinais e, consequentemente, facilitar o escoamento da produção nos municípios onde a produção agrícola é essencialmente proveniente da agricultura familiar. “Esse é o compromisso da presidenta Dilma Rousseff  com os pequenos e médios municípios e a necessidade de se consolidar parcerias para melhorar a vida de quem vive no campo”, afirmou.

Com base em informações recebidas no seu gabinete do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Vital anunciou que o processo de seleção dos municípios que receberão as motoniveladoras será realizado a partir de setembro, após o término do período de inscrições. “Estas máquinas, além de melhorar as estradas vicinais, vão servir para a abertura de aguadas e outras melhorias de infraestrutura”, pontuou o senador.

Segundo Vital, os programas como o que destina máquinas agrícolas contribuem para mudar a face de um Brasil Agropecuário que mantém as riquezas nacionais na Balança Comercial.

Vital destacou as multifunções que uma máquina retroescavadeiras tem nos pequenos municípios, sendo utilizada para fazer barreiro, limpar estrada, e abrir novos caminhos  favorecendo a melhoria de estradas vicinais. Segundo o senador, o Brasil Rural precisa que as prefeituras estejam cada vez mais equipadas para que, a perversa migração do homem do campo seja invertida.

Conhecedor da realidade das pequenas prefeituras, Vital disse que hoje os gestores enfrentam sérios problemas com a falta de recursos e, portanto, não tinham cerca de R$ 180 mil para comprar maquina retroescavadeira.

Com Ascom

Nenhum comentário :

Postar um comentário