sábado, 20 de outubro de 2012

Paraibanos conquistam 22 medalhas nas Paralimpíadas Escolares

Paraibanos conquistam 22 medalhas nas Paralimpíadas Escolares
 Com oito medalhas conquistadas nesta sexta feira (19), sendo cinco de ouro, duas de prata e uma de bronze, a Paraíba fechou com saldo positivo a participação nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras 2012, realizadas em São Paulo. Contabilizando o quantitativo no geral desde o primeiro dia de disputa, a delegação paraibana somou 22 medalhas, batendo o próprio recorde, que foi de 18, em 2011.

No último dia de competição, o atletismo brilhou com Joeferson Marinho, Felipe da Costa e Lucas da Costa, que conquistaram medalhas de ouro. Ainda na mesma modalidade, Guilherme Mateus e Priscilene Matias ficaram com a prata. Pelo goalball, as meninas ganharam a medalha de bronze, após derrotar o time do Pará pelo placar de 9 gols a 2, e na bocha, Itamara Galdino subiu no ponto mais alto do pódio. Já na natação Danielly Oliveira ganhou mais dois ouros.

O secretário da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), José Marco, destacou o excelente desempenho da Paraíba no evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). “Os paraibanos quebraram o seu recorde e isso é uma prova que o paradesporto no estado está em uma fase crescente. O Governo do Estado, que criou vários programas que envolvem a pessoa com deficiência diretamente ao esporte, vem fazendo sua parte e a prova está aí com as 22 medalhas, ficando na posição de número 10 entre os 27 estados que competiram”, disse José Marco.

Os medalhistas de ouro nas Paralimpíadas Escolares 2012 foram: No atletismo, Joeferson Marinho e Elivelton Pinto, cada um com três; Maria Eduarda, Lucas da Costa e Felipe da Costa, ambos com duas medlhas. Na natação, o destaque foi para Danielly Oliveira, que conquistou três primeiros lugares e na bocha, Itamara Galdino, ficou com uma na bocha. Já as de prata, todas ficaram com o atletismo: Guilherme Mateus levou duas e Priscilene Matias e Maria Eduarda, uma. No judô, veio o bronze de Davi Souza e o time feminino do goalball, que teve a artilheira do torneio, Rafaela Paulino, com 33 gols.

O professor Gilmar Araújo, dirigente da delegação paraibana, destacou o apoio do Governo do Estado por meio dos programas voltados para o esporte paralímpico. “Pelo segundo ano consecutivo, o Governo realizou osJogos Paraescolares e a grande novidade está sendo o projeto Paraíba Paralímpica, que são escolinhas gratuitas de quatro modalidades para a pessoa com deficiência. Pode ter certeza de que a execução desses projetos colaboraram para quebrar o recorde paraibano de medalhas em uma competição como as Paralimpíadas Escolares Brasileras”, afirmou Gilmar.

A delegação paraibana ficou na décima colocação no quadro geral de medalhas. “De 27 estados participando, a Paraíba ficou na décima colocação o que é motivo de muita alegria. Foi uma participação gratificante e ainda mostrou o empenho dos nossos paraaltetas”, concluiu o chefe da delegação, Jean Klaud.

As Paralimpíadas Escolares Brasileiras 2012 foram realizadas no período de 15 a 19 deste mês pelo CPB, com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte.


Secom-PB

Nenhum comentário :

Postar um comentário