terça-feira, 30 de outubro de 2012

Apagão foi causado por falha humana, diz Aneel


Aneel diz que o apagão foi causado por falha humana relatório final deve ser divulgado nesta quarta-feira

Apagão
O apagão desta última quinta-feira (25), que deixou todo o Nordeste e parte do Norte às escuras, foi causado por falha humana, segundo o diretor-geral, Nelson Huber, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
 “Tem falha humana, sem dúvida nenhuma. No caso do último apagão, de programação de proteção de um equipamento, que não foi devidamente programada”, disse. Huber descartou, porém, a possibilidade do ocorrido ter sido intencional.
Huber descarta, porém, a possibilidade de o ocorrido ter sido intencional e diz que o governo está buscando formas de melhorar a segurança do sistema elétrico nacional e prevenir novas falhas como essa. “O sistema brasileiro, sendo tão sofisticado, tem que ter um nível de cobertura em termos de procedimento. Não pode a ação de um elemento qualquer causar um defeito. Temos que ter proteções e é isso que vamos buscar”. “Isso tudo vai ter de ser corrigido. Estamos vendo ações para que isso não aconteça mais.”
Apesar de o incidente ser causado por um conjunto de falhas, a real causa deve ser confirmada após a conclusão do Relatório de Análise e Proteção (Rap) pelo operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que deve sair na próxima quarta-feira.

Nenhum comentário :

Postar um comentário