Ação foi realizada para comemorar o Dia Nacional de Combate à Pirataria
Cerca de 850 mil produtos piratas foram destruídos na tarde desta terça-feira (3) na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília. Mais de 800 mil CDs e DVDs falsificados, 7,5 mil óculos, 1,2 mil relógios e 50 brinquedos foram esmagados por um rolo compressor.
Juntos, os produtos pesavam mais de três toneladas e estavam avaliados em mais de R$ 450 mil. A ação faz parte das comemorações pelo Dia Nacional de Combate à Pirataria.
Em todo o DF foram recolhidas 1.114.823 mercadorias piratas de janeiro a novembro deste ano. Em 2012, o número chegou a 1,2 milhões. A quantidade de pessoas presas até novembro já é 36% maior que 2012. Neste ano, 250 comerciantes foram pegos pela polícia; no ano passado foram 183.
Vender, fabricar ou distribuir este tipo de mercadorias é crime e a pena pode chegar a quatro anos de reclusão.
Para o secretário da Ordem Pública e Social (Seops), José Grijalma Farias, é importante conscientizar a população sobre os prejuízos que a pirataria causa. Segundo Farias, a atividade ajuda a financiar o crime e oferece riscos à saúde de quem utiliza os produtos, visto que estes não passam por inspeção.
G1
WSCOM Online
Nenhum comentário :
Postar um comentário