domingo, 29 de dezembro de 2013

Lula diz que 2014 será o ano de ‘reconhecimento’ de Dilma

Lula diz que 2014 será o ano de ‘reconhecimento’ de Dilma
A poucos dias do início do ano eleitoral, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em artigo publicado no jornal espanhol “El País”, que 2014 será o ano de “reconhecimento da seriedade e competência” da presidente Dilma Rousseff. O texto faz parte de uma fotorreportagem que lista as 11 personalidades ibero-americanas que mais marcaram 2013, na qual Dilma é um dos destaques.

No artigo, o ex-presidente lista os feitos de sua sucessora, destacando o início da carreira de Dilma como militante. Além disso, ressalta o fato de ela ser a primeira mulher presidente da república. Ambos os pontos importantes bandeiras da campanha eleitoral após a qual Dilma chegou à Presidência da República.

“Se tivesse que escolher uma palavra que definisse o caráter da presidente Dilma Rousseff, seria coragem. (...). Em uma sociedade acostumada a ver sempre homens em postos de comando, ela foi a primeira mulher secretária de Fazenda de sua região, a primeira ministra de Minas e Energia do Brasil, a primeira chefe da Casa Civil, a primeira presidente”, escreveu Lula, no texto traduzido para o espanhol pelo “El País”.

O ex-presidente destaca ainda os programas de inclusão social e o baixo índice de desemprego, atualmente em 5,2%. Citando a Copa do Mundo, que ocorre em julho do ano que vem, Lula é otimista em relação a 2014. Para o presidente, o ano que vem deve ser o de “recolher frutos”, visão diferente da de analistas ouvidos pelo GLOBO, que temem que problemas como inflação elevada, baixo crescimento e dificuldades para alcançar metas fiscais persistam em 2014.

“(Em 2014) o país recolherá os frutos que a presidente Dilma semeou: exportação de petróleo do pré-sal; concessões de aeroportos, da rede ferroviária e dos portos; grandes investimentos em educação, saúde e saneamento. Será o ano de reconhecimento da seriedade e competência desta mulher brasileira de tanta coragem”, afirmou o ex-presidente.

A lista do jornal espanhol inclui ainda nomes como o Papa Francisco, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, que voltou ao poder em 2013, e o presidente do Uruguai, José Mujica.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário :

Postar um comentário