terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Verão começa no próximo sábado

Verão começa no próximo sábado
No próximo sábado (21), precisamente às 15h11, o verão chega oficialmente ao hemisfério sul. Geralmente, os brasileiros associam essa época do ano ao calor. Mas na realidade, em quase todo o país a melhor associação é a chuva, que nesta época do ano é mais forte e mais frequente em quase todo o Brasil.

Segundo dados da Climatempo, a expectativa é de pouca chuva apenas no leste nordestino. A neutralidade em relação aos fenômenos El Niño e La Niña continua e, desta forma, são esperados chuva e calor, mas a chuva será irregular e o calor acima do normal.

O fluxo de ar quente e úmido da Amazônia desce em direção ao Brasil Central e chega ao Sudeste, bem como a parte do Sul e do Nordeste. O pico da chuva ocorre em janeiro, em quase todas essas áreas.

A situação do oceano também está completamente favorável à ocorrência da chuva em todas as regiões, pois não existe nenhum bloqueio oceânico. Mesmo assim, deve haver irregularidade. Em relação ao ano passado, a chuva será mais abundante e não fará tanto calor quanto em 2012/13.

Dezembro será com chuva irregular e mais calor do que o normal. A chuva fica concentrada sobre o Sul e o Nordeste. Na maior parte do Brasil fará mais calor do que o normal, mas as médias ficarão abaixo do ano passado. O Natal e o Réveillon podem ser com chuva no Sudeste.

Ascom

Nenhum comentário :

Postar um comentário