terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Sem votação da LOA, deputados paraibanos ficam recesso de final de ano

Sem votação da LOA, deputados paraibanos ficam recesso de final de ano
Sem a aprovação do Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2014, em razão de liminar expedida pelo Ministro do Supremo, Dias Tóffoli, na última sexta-feira (13), acatando uma ação dos Defensores Públicos paraibanos, os deputados estaduais  poderão ficar sem  recesso de final de ano. A Constituição do Estado e o Regimento Interno da Assembleia estabelecem que os parlamentares só podem entrar de recesso com a aprovação da LOA do ano seguinte.

O Secretário Legislativo da Assembleia, Félix Araújo, explicou que o Supremo encerra suas atividades deste ano na próxima sexta-feira (20), mas realiza na quinta (19), a última sessão plenária de 2013.  Se a liminar  concedida pelo Ministro Dias Tóffoli não for apreciada, a matéria só voltará para análise do Pleno do STF depois do dia 3 de fevereiro, quando da retomada das atividades judiciais.

A outra alternativa para revolver o impasse seria o governo do Estado encaminhar para à Assembleia uma mensagem retificativa da LOA, atendendo recomendação contida na liminar do Ministro Tóffoli. Como o governo do Estado já anunciou que vai recorrer ao próprio STF da decisão, descarta-se esta  possibilidade.

Com o impasse e o impedimento da votação da LOA, a Mesa da Assembleia pode optar por suspender as atividades de plenário, temporariamente,  ficando o Poder Legislativo  alto convocado para votar o Projeto de Orçamento do Governo para 2014, assim que for resolvida a questão jurídica.

O recesso de final de ano dos deputados estaduais paraibanos acontece no período de 20 de dezembro a 31 de janeiro do ano seguinte. Se  nesse período a LOA não for votada os deputados ficam sem recesso de final de ano,  uma vez que no dia 3 de fevereiro será realizada a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos de 2014


Fonte: PBHOJE

Nenhum comentário :

Postar um comentário