sábado, 21 de dezembro de 2013

Verão começa neste sábado a partir das 15h11 com chuvas na Paraíba

Verão começa neste sábado a partir das 15h11 com chuvas na Paraíba
O verão deve começar com chuva na Paraíba. Nas últimas 72h choveu em mais de 70 municípios paraibanos, e previsão dos meteorologistas é de mais chuvas. O boletim da análise meteorológica da Agência Executiva deGestão das Águas da Paraíba (Aesa) indica tempo instável e favorável à ocorrência de chuvas em todo o Estado nas próximas 24h. A temperatura varia entre a mínima de 20°C, esperada no Brejo, e a máxima de 35 °C, que deve ocorrer no Sertão. Já os ventos devem ficar entre fracos e moderados.

A possibilidade de novas precipitações aumentou com a permanência da nebulosidade formada por um vórtice ciclônico de ar superior, fenômeno meteorológico responsável pela ocorrência de chuvas em 70 cidades paraibanas esta semana. "Estas chuvas são consideradas normais para esta época do ano. Elas são provocadas pelos vórtices ciclônicos de altos níveis, fenômeno meteorológico que continua atuando em todo Nordeste. Daí a possibilidade de termos novas chuvas isoladas no Cariri e Sertão da Paraíba”, informou a meteorologista Marle Bandeira.

Trimestre – O primeiro trimestre de 2014 vai ser marcado por chuvas dentro da normalidade nas regiões do Sertão e Cariri da Paraíba, de acordo com o relatório de previsão climática divulgado nessa quinta-feira, na II Reunião de Análise e Previsão Climática para o setor norte da Região Nordeste, em Campina Grande.  

 Verão  - O verão no Hemisfério Sul começa hoje (21) pontualmente às 15h11, pelo horário de Brasília. A estação vai até 20 de março de 2014. Segundo o site de meteorologia Climatempo, as características meteorológicas do verão já são observadas sobre o Brasil há quase um mês.

A maior parte do país está sob influência de ar úmido e quente, o que facilita a formação de nuvens carregadas provocando fortes pancadas de chuva, com raios e até ventania e granizo.

A estação também é caracterizada por dias mais longos do que as noites, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPtec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Isso acontece porque a superfície terrestre fica exposta à luz solar por um período maior do que nas demais estações do ano.

De acordo com o Climatempo, na semana passada, uma forte frente fria avançou sobre o Centro-Sul do Brasil e ajudou a formar a Zona de Convergência do Atlântico Sul, um sistema meteorológico típico do verão.

As áreas de instabilidade da zona estão há mais de uma semana paradas sobre o país e são responsáveis pelas chuvas sobre o Espírito Santo, o norte de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Tocantins e áreas do Nordeste.

Ainda de acordo com o Climatempo, a situação é de alerta para chuva forte em todos os estados do Sudeste, do Centro-Oeste e em quase todo o Norte. Apenas Roraima tem predomínio de sol. No Nordeste, pode chover forte na Bahia. O Sul tem calor intenso, sol e poucas pancadas de chuva.

Redação

Nenhum comentário :

Postar um comentário