Ao iG, Departamento de Estado Americano afirma que vai 'responder por vias diplomáticas’ aos seus aliados e diz 'valorizar cooperação com todos os países'
O governo americano afirmou ao iG na noite desta segunda-feira (2) que "deixa claro que coleta inteligência estrangeira do tipo coletada por todas as nações". A afirmação foi feita pelo Departamento de Estado Americano, em resposta a um pedido de esclarecimentos sobre as denúncias de espionagem de informações trocadas pela presidente Dilma Rousseff.
"O governo dos Estados Unidos vai responder por vias diplomáticas aos nossos parceiros e aliados. Embora não estejamos dispostos a comentar publicamente todas as supostas atividades de inteligência específicas, como política deixamos claro que os Estados Unidos coletam inteligência estrangeira do tipo coletado por todas as nações", afirma a mensagem do Departamento de Estado.
O breve comunicado é encerrado com a afirmação de que o governo dos EUA "valoriza" a cooperação com aliados. "Valorizamos a nossa cooperação com todos os países em questões de interesse mútuo", diz a mensagem.
O posicionamento do órgão americano ocorre após o governo brasileiro anunciar que fixou um prazo de uma semana para que o governo dos Estados Unidos preste esclarecimentos sobre as denúncias de monitoramento da presidente Dilma. O pedido de explicações foi formalizado pelo chanceler Luiz Alberto Figueiredo Machado, durante reunião com o embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon.
Também nesta segunda-feira, como adiantou o iG , Dilma passou a estudar a possibilidade de suspender ou mesmo cancelar viagem oficial aos Estados Unidos, prevista para outubro . De acordo com auxiliares da presidente, a confirmação da visita como chefe de Estado ao país agora dependerá da resposta do governo americano sobre as novas denúncias.
A expectativa era de que o embaixador americano entrasse em contato com a Casa Branca ainda nesta segunda-feira.
IG
Nenhum comentário :
Postar um comentário