quinta-feira, 1 de agosto de 2013

EUA vigiam “quase tudo” que um internauta pode fazer

Obama
Edward Snowden, que revelou o esquema de monitoramento de dados de telefone e internet feito pelos Estados Unidos, colheu documentos sobre um programa que permite a analistas da Agência de Segurança Nacional (NSA, em inglês) a buscar informações específicas de uma pessoa.

Segundo reportagem do jornalista Glenn Greenwald publicada ontem pelo site do “Guardian”, o programa XKeyscore pode ver o histórico de navegação e quase tudo o que um usuário de internet faz.
As informações podem ser obtidas a partir dos IPs (endereço de rede), telefones, nomes completos ou palavras-chave em diversas redes sociais e provedores de e-mail.

Os agentes da NSA são capazes de ver o conteúdo de um chat ou de uma mensagem privada na rede social Facebook. Para isso, basta digitar o nome de usuário e a data da conversa desejada.
Terrorismo
Em nota ao “Guardian”, a NSA diz que a ferramenta faz parte de uma de suas estratégias no combate ao terrorismo e que só é aplicada apenas contra “alvos legítimos dos serviços de inteligência internacional em resposta à necessidade de nossos líderes de proteger nossa nação e nossos interesses”.
O órgão nega qualquer uso amplo e irrestrito do programa e afirma que ele é limitado aos funcionários autorizados para fazer essa tarefa, que passam por “múltiplas checagens técnicas, manuais e de supervisores para evitar o uso indevido”.

Nenhum comentário :

Postar um comentário