domingo, 18 de agosto de 2013

A MENOS DE SEIS MESES PARA TERMINAR O PRAZO DE NOVAS FILIAÇÕES, PARTIDOS TRAÇAM ESTRATÉGIAS NA PARAÍBA

Faltando menos de dois meses para terminar o prazo de filiação para quem vai disputar as eleições do próximo ano, os partidos traçam estratégias para atrair novos filiados.

O vice-governador Rômulo Gouveia, presidente do PSD no Estado, disse que está preparando a chapa de pré-candidatos a deputado estadual e federal, e para isso, pensar no número de filiações é importante.

“Estou nesse trabalho de fortalecimento para que tenhamos uma chapa boa de deputados. Algumas pessoas só querem decidir no fim de setembro se vêm para o partido. Elas estão analisando qual é o melhor coeficiente. Isso é normal”, afirmou.

O presidente do PSDB na Paraíba, deputado federal Ruy Carneiro, disse que o partido está sendo procurado por pessoas que querem estar no PSDB. “São pessoas que se simpatizam com o partido, ou pela relação que têm comigo e com os senadores Cássio Cunha Lima e Cícero Lucena”.

Segundo Ruy Carneiro, o objetivo é o crescimento ordenado da legenda. “Já temos conversas com prefeitos, deputados e vereadores para que se filiem ao PSDB. Mas não queremos crescer por crescer”. O deputado disse que a legenda tem o objetivo de montar chapa para postulantes a deputado estadual e federal. “E também vamos buscar que o partido tenha candidato para disputar a majoritária”.

O ex-deputado federal Marcondes Gadelha, que preside o PSC no Estado, disse que está mostrando as ideias do partido, que é baseado no socialismo cristão, para conquistar novos filiados. “O mais importante é que a legenda está em construção. As pessoas têm liberdade para usar a criatividade no partido”.


Segundo Marcondes Gadelha, o PSC também está ‘acenando’ para disputar a chapa majoritária. “Estamos acenando para a majoritária sim. Teremos candidatura para governador que poderá sair de qualquer um dos partidos do bloco PP-PSC-PT. No PSC, o meu nome, o de Leonardo Gadelha e dos deputados Arnaldo Monteiro, Carlos Batinga, Vituriano de Abreu e Guilherme Almeida (licenciado) podem ser escolhidos para ser candidato”.

O ex-deputado disse que tem expectativa que o PEN integre o bloco. “A expectativa é bastante forte, embora não tenhamos posição do partido. O PTB também será muito bem vindo se vier, mas ainda não temos a confirmação. O PSC está aberto”.

Ele reafirmou que as oposições devem lançar pelo menos dois candidatos a governador em 2014. “Temos que considerar que o governo ainda tem muita força. As oposições não podem facilitar. A ideia de ter dois ou três candidatos é mais democrática. Certamente estaremos juntos no segundo turno”.

O presidente do PP na Paraíba, Enivaldo Ribeiro, disse que está entrando em contato com várias lideranças. “Estamos começando a fazer os contatos para engrossar as fileiras. Existem pessoas já contactadas. Estou indo duas vezes na semana à João Pessoa para conversar com elas. Mas só depois poderemos confirmar os nomes”.

Enivaldo informou que o partido terá candidatos a deputado estadual e federal. Segundo ele, o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, será candidato a deputado federal, e a deputada estadual Daniella Ribeiro tentará se reeleger. Sobre a majoritária, afirmou: “Não temos candidato definido, estamos em plena conversa”.

PT se diz sintonizado

O presidente do PT na Paraíba, Rodrigo Soares, disse que o partido vem sendo procurado por diferentes categorias. “Estamos sintonizados com as novas gerações e movimentos. A legenda é amplamente plural, o que atrai novos filiados”.

Rodrigo, que também é secretário de Articulação Política de João Pessoa, destacou que apesar de o PT estar em processo de eleição interna, também está conversando com outros partidos.

Fabiano Galdino, que preside o PSOL, disse que o partido tem trabalhado para consolidar os filiados que já estão na legenda. “O PSOL tem a sua ideologia e visão, por isso tem atraído ativistas. Com a onda de protestos que tem acontecido pelo País, temos identificado algumas figuras na juventude que simpatizam com o nosso partido”.

O presidente do Partido Ecológico Nacional (PEN) na Paraíba, deputado Ricardo Marcelo, que também preside a Assembleia Legislativa,disse que o partido está realizando encontros nos municípios. “Estamos reunindo lideranças e a população para discutir sobre o partido e as nossas ideias. Esse partido tem uma história bonita e bandeiras de luta indispensáveis, como atrelar o desenvolvimento a sustentabilidade”.

O presidente do PSTU paraibano, Antônio Radical, afirmou que a legenda vem discutindo a abertura de diretórios nos municípios de Bayeux e Campina Grande. “Com os novos diretórios, conseguiremos fortalecer o partido e atrair filiados”.

Eventos em municípios

O presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, destacou os encontros regionais que o partido tem feito. “Estamos realizando eventos em vários municípios. Além disso, promovemos seminários, cursos de formação política e fazemos debates sobre a juventude socialista e a mulher na sociedade”.

Edvaldo Rosas disse que tem disseminado a história do partido. “Estamos contando a história da legenda, e trazendo novos militantes. Categorias como a da área da saúde, pessoas do movimento sindical, a juventude e mulheres têm se filiado ao partido”. Para ele, não existe ‘debandada’ de filiados. “A saída da legenda que tivemos foi muito pouca. Não existem razões para desgostar do partido. Só para aqueles que têm interesses pessoais”.

O presidente do DEM na Paraíba, Efraim Morais, afirmou que o Democratas tem trabalhado a vinda de ‘novos companheiros’. “Estamos mostrando que o DEM é uma boa legenda para disputar candidatura a deputado estadual e federal. O partido tem nomes contatados. Mas o interessante seria manter o sigilo desses nomes”.

Efraim Morais disse que quer espaço na chapa majoritária. “Vamos pleitear a chapa majoritária. Mas não vamos fixar nomes. O partido entende que tem que buscar espaços e vai trabalhar nisso”.

O presidente estadual do PTB, Wilson Santiago, também pretende promover encontros regionais. “Vamos continuar realizando encontros e convidando possíveis candidatos a deputado estadual e federal, já que os detentores de mandato temem infidelidade partidária”.

Ele destacou: “O projeto inicial é o fortalecimento para que tenhamos candidaturas a deputado estadual e deputado federal. Mas também vamos sugerir nomes para a chapa majoritária”.

Sobre a composição de alianças, Santiago disse que a definição será tomada após ouvir os integrantes do partido. “Não tomamos decisões familiares. Só poderemos decidir isso posteriormente. Mas a nossa linha é a composição nacional. Por isso, é natural que a nossa aliança seja feita com partidos da base do Governo Federal”.

PMDB

O vice-presidente do PMDB estadual, o ex-governador Roberto Paulino, frisou que o PMDB está trabalhando não só para atrair filiados, mas os partidos. “O ex-governador José Maranhão, presidente da legenda, está com esse propósito. Estamos mantendo conversas com partidos aliados e a tendência é que eles continuem conosco”.

Roberto Paulino não prevê ‘debandada’ de filiados. “Os mesmos que saem do partido lá na frente voltam. Porque os compromissos que são firmados agora com outras siglas geralmente não se concretizam”.

Com relação ao cenário para 2014, Paulino afirmou que o PMDB tem dialogado com o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PEN), e com integrantes do PT e do PSC. “Para mim não seria surpresa a composição de uma grande aliança para disputar as eleições de 2014”.
FONTE: COM JORNAL CORREIO DA PARAÍBA

Nenhum comentário :

Postar um comentário