quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Detran-PB lança aplicativo de atendimento mobile


Em pelo menos três meses, os paraibanos que fazem uso dos serviços prestados pelo Detran-PB poderão contar com um atendimento ainda mais personalizado, ao alcance do bolso. A razão é o Detran Mobile, um aplicativo desenvolvido pelos analistas da Gerência de Desenvolvimento da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), que permitirá ao cidadão consultar de seu celular smarthphone a pontuação de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a situação de um veículo, multas, informações sobre licenciamento e ainda exames, como o psicotécnico, por exemplo.
De acordo com Ewerton Herique, um dos analistas responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta, o aplicativo que utiliza os celulares smartphones como plataforma começou a ser desenvolvido em setembro do ano passado, por iniciativa da própria Codata. “O desenvolvimento da ferramenta demorou aproximadamente 30 dias para ser concluído. E em maio deste ano, realizamos alguns ajustes para então disponibilizar o aplicativo para download, possibilitando o acesso e utilização dos serviços pelos cidadãos”, informou.

O dispositivo foi pensado justamente para facilitar o acesso do cidadão ao serviço que já é oferecido pela internet. “O usuário precisa apenas ter acesso a um pacote de dados, ou seja internet, pelo celular e baixar o aplicativo que se encontra disponível na página eletrônica do Detran-PB, que por sua vez, também foi desenvolvida pela Codata. Assim, a aplicação, em suas consultas, utiliza-se da mesma arquitetura adotada nos serviços disponibilizados no atendimento online do site do Departamento de Trânsito, consumindo os mesmos webservices que são utilizados nas aplicações do portal”, explicou o técnico Fábio Lopes Maturano.
Depois de três meses de funcionamento, os analistas da Codata já trabalham no desenvolvimento de uma nova versão do Detran Mobile para iphone e ipad, já que por enquanto só está disponível na versão para Android. “Futuramente, serão adicionadas novas funcionalidades ao serviço. Entre estas está a disponibilização de alertas para o usuário, como por exemplo, no caso da data limite para pagamento do licenciamento de seu veículo estiver encerrando ou o vencimento de sua CNH; entre outras coisas”, informou.
Para a diretora de Tecnologia da Informação da Codata, Christhiny Masiero, o desenvolvimento do aplicativo é uma tendência que vem se estabelecendo na prestação de serviço oferecido pela administração pública. “A iniciativa corrobora para o conceito de governo eletrônico, especialmente por fazer uso das novas tecnologias para a otimização do atendimento oferecido à população, muito mais ágil e eficiente”, afirmou.

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