domingo, 11 de março de 2012

Se vivo fosse doutor Genival Matias completaria 80 anos nesta segunda-feira




Por Heleno Lima

JUAZEIRINHO - Se vivo fosse, o juiz Federal, doutor Genival Matias de Oliveira, completaria 80 anos de idade nesta segunda-feira (12).

Doutor Genival nasceu no dia 12 de março de 1932 em Poço dos Cavalos e fez carreira inicialmente como advogado, promotor de Justiça e Juiz Federal, conquistando prestígio e fama no Brasil inteiro pela sua dedicação ao trabalho.

Candidatou-se a prefeito em 1959 na primeira eleição disputada em Juazeirinho por influência do seu pai e perdeu para Severino Marinheiro por uma diferença pequena de voto.

Afastou-se da política e dedicou-se de corpo e alma ao direito. Porem ao se aposentar como juiz Federal, doutor Genival decidiu tentar mais uma vez, 29 mais tarde (1988) ser prefeito de sua terra como era o sonho de seu genitor e novamente perdeu, desta vez para Pedro Paschoal, filho de Severino.

Essa eleição de 1988 entrou para a história de Juazeirinho pela disputa acirrada e também por suspeita de fraude por parte do grupo de situação.

Porem ele nunca desistia e concorreu outras vezes sem obter sucesso. Chegou a se candidatar a vice-prefeito numa chapa encabeçada por Fred Marinheiro em 2000, venceu. Porem menos de 2 anos depois rompeu.

Morreu em 26 de dezembro de 2006 e, em 2008, seu filho, Bevilacqua, conseguiu derrotar a oligarquia dos 50 anos de atraso.

Em 2010, seu filho, Genivalzinho, foi protagonista de um fato histórico para Juazeirinho: conquistou a titularidade de uma cadeira na Assembléia Legislativa e atualmente exerce o cargo de deputado estadual.

Nenhum comentário :

Postar um comentário