domingo, 25 de março de 2012

Hemocentro de Campina Grande será referência para tratamento de doença falciforme

Hemocentro de Campina Grande será referência para tratamento de doença falciforme
Hemocentro de CG será referência para tratamento de doença falciforme


O Hemocentro Regional de Campina Grande vai se tornar Centro de Referência para o Tratamento de Doenças Falciformes na região da Borborema. Para preparar a unidade, os profissionais passarão por uma capacitação a partir desta segunda-feira (26) até o dia 30, no auditório do órgão, por meio do Curso Teórico e Prático para Diagnósticos Laboratoriais das Hemoglobinopatias, que será ministrado pela técnica do Ministério da Saúde, Claudia Bonini.

De acordo com a coordenadora do Setor de Enfermagem do Hemocentro de Campina Grande, Enedina Marques, o objetivo do curso é capacitar a equipe de Campina Grande, a do Hemocentro de João Pessoa, do Laboratório Central de Saúde Publica (Lacen) e dos demais órgãos da saúde para que possam diagnosticar e atender aos pacientes com doença falciforme. "Essas doenças são hereditárias e ocasionadas pela destruição das hemácias e suas principais manifestações clínicas são a anemia e icterícia”, explicou Enedina.

A primeira etapa do curso acontecerá do dia 26 ao dia 29 e será destinada para os bioquímicos. No dia 30, a capacitação terá o tema "Aconselhamento Genético” e será direcionada aos profissionais dos setores de assistência social, psicologia, enfermagem, equipe da atenção básica de saúde do município e estudantes. O último tema será ministrado pela consultora do Ministério da Saúde e assessora técnica em doença falciforme, Silma de Melo.  

Ascom

Nenhum comentário :

Postar um comentário