quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Januário Cordeiro de Azevedo, o homem que Tenório não esquece jamais

Nascido em 19 de setembro de 1935, no sitio Malhada, no Rio Grande do Norte, Januário Cordeiro de Azevedo, veio muito cedo para viver em Tenório e se transformar na maior personalidade deste pequeno município localizado no Seridó da Paraíba e que atualmente conta com uma população estimada em 2.951 habitantes, segundo dados do IBGE.

Na época que Januário chegou, Tenório tinha apenas algumas casas e ele foi um dos responsáveis direto pelo desenvolvimento do povoado que se tornou independente de Juazeirinho após sua Emancipação Política, ocorrida em 29 de abril de 1994.

Em 1996, ele se tornou o primeiro prefeito eleito da história do município que ajudou a criar e começou a construí-lo, realizando as obras que a cidade precisava, como os prédios para sediarem a Prefeitura, Câmara, posto médico, ginásio poliesportivo, escolas e calçamento.

Com alto índice de aprovação após 4 anos de uma gestão impecável, em 2000 ninguém da oposição ousou enfrentá-lo e Januário se tornaria candidato único a reeleição.

Homem forte também em Juazeirinho

Amado pelos tenorenses, Januário também era homem forte em Juazeirinho, onde foi eleito vereador 2 vezes, em 1963 e 1968.

Além disso, ele também foi eleito prefeito duas vezes e governou Juazeirinho por 10 anos. A primeira vitória ocorreu em 1972 e ele assumiu a Prefeitura em janeiro de 1973 até dezembro de 1976.

A segunda vitória veio em 1982, oportunidade em que Januário governou até o final de 1988.

Já no ano de 1992, ele foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por Chico da Maravilha (in memorian).

Durante a sua vida, conseguiu deixar uma grande família, composta por 10 filhos, sendo 6 homens e 4 mulheres. Atualmente, um deles, Jario Jeberton, ocupa o cargo de vice-prefeito.

Januário morreu no dia 5 de janeiro de 2009 e foi sepultado na sua terra querida que ajudopu a construir, mas continua vivo no coração dos tenorenses, que sempre visitam o seu túmulo no cemitério local.
Da redação

Nenhum comentário :

Postar um comentário