terça-feira, 26 de agosto de 2014

Israelenses acertam trégua com palestinos

Israelenses acertam trégua com palestinos
 Um porta-voz do movimento islamita Hamas disse nesta terça-feira (26) que as delegações israelenses e palestinas alcançaram um acordo para um cessar-fogo em Gaza, com mediação do Egito. Os detalhes sobre o acordo devem ser divulgados em breve no Cairo.

“Um acordo foi acertado entre os dois lados e estamos esperando o anuncio do Cairo para determinar a hora de implementação”, disse Sami Abu Zuhri, de acordo com a Reuters.

Segundo a AP, o acordo também acertou o alívio do bloqueio feito por Israel em Gaza desde 2006, permitindo a entrada de suprimentos e materiais de construção no território.

Negociações sobre questões mais profundas, como o pedido do Hamas pela reaberturaa do aeroporto e do porto de Gaza, serão iniciadas em um mês. As informações foram dadas por um oficial do Hamas que não quis ser identificado.

Um porta-voz do gabinete do primeiro-ministro israelense se recusou a comentar o acordo.

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, deverá anunciar na abertura de uma reunião da liderança palestina prevista para às 16h GMT (13h no horário de Brasília) os detalhes do acordo.

Segundo a France Presse, Musa Abu Marzuq, número 2 do Hamas no exílio que participava das negociações no Cairo, afirmou que o acordo, que "encarna a resistência de nosso povo", constitui uma "vitória para a resistência".

O conflito entre Israel e os grupos armados palestinos na Faixa de Gaza, que iniciou em 8 de julho, fez mais de 2.130 mortos do lado palestino e 68 entre os israelenses.

As negociações para uma trégua, conduzidas até o momento no Cairo sob a égide do serviço secreto egípcio, haviam fracassado até então.


G1

Nenhum comentário :

Postar um comentário