Paralisação
Os professores da rede municipal de ensino de João Pessoa irão aderir à paralisação nacional das atividades nesta segunda-feira (17), reivindicando a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), a valorização da carreira profissional e a destinação dos royalties do petróleo e do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação. A paralisação se mantém até quarta-feira (19).

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município, Daniel de Assis, além das reivindicações nacionais, os professores municipais pedem que o prefeito Luciano Cartaxo estenda para os prestadores de serviço o mesmo reajuste salarial que foi dado aos professores efetivos, e ainda, solicitam a efetivação neste mês de março do reajuste que foi dado para os funcionários da Educação.

“Estamos aderindo a essa paralisação nacional também com o intuito de melhorar as condições das escolas municipais que ainda não estabeleceram o horário corrido de seis horas. Para que isso aconteça é necessário que a Prefeitura estabeleça uma programação de regularização dos próximos níveis da progressão local do magistério” disse o presidente do Sintem.

Cerca de 4 mil professores cruzam os braços durante três dias e 54 mil alunos das 95 escolas municipais da capital ficarão sem aula nesse período, mas o presidente do Sintem garante que eles não serão prejudicados.

O movimento foi convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). No mês passado, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, concedeu o reajuste salarial para o magistério municipal de 8,32%, com retroativo ao mês de janeiro.