segunda-feira, 31 de março de 2014

50 anos do Golpe Militar

50 anos do Golpe Militar
 A renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961, desencadeou uma série de fatos que culminaram em um golpe de estado em 31 de março de 1964. O sucessor, João Goulart, foi deposto pelos militares com apoio de setores da sociedade, que temiam que ele desse um golpe de esquerda, coisa que seus partidários negam até hoje. O ambiente político se radicalizou, porque Jango prometia fazer as chamadas reformas de base na "lei ou na marra", com ajuda de sindicatos e de membros das Forças Armadas. Os militares prometiam entregar logo o poder aos civis, mas o país viveu uma ditadura que durou 21 anos, terminando em 1985.

Ao lado da mulher, Maria Thereza, e de Darcy Ribeiro (chefe da Casa Civil), Jango subiu ao palanque da Central do Brasil, no Rio, após as falas do então presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), José Serra, do governador de Pernambuco, Miguel Arraes, e do deputado Leonel Brizola. No evento organizado por entidades sindicais, o presidente, que era fazendeiro, defendeu a necessidade das chamadas reformas de base (agrária, bancária, administrativa, universitária e eleitoral), paradas no Congresso. O evento, transmitido ao vivo por rádio e TV para todo o país, reuniu cerca de 200 mil pessoas.

Como resposta ao comício da Central do Brasil e à “ameaça comunista” resultante da aproximação de Jango com a esquerda, cerca de 300 mil pessoas fizeram uma passeata no centro de São Paulo, no dia de São José. O objetivo era mostrar o descontentamento da sociedade conservadora e de setores ligados aos grandes empresários e latifundiários. Teve apoio do governador de São Paulo, Adhemar de Barros (representado pela esposa, Leonor), do governador do estado de Guanabara (Carlos Lacerda) e de Auro de Moura Andrade, presidente do Senado e do Congresso.

Durante festa no Sindicato dos Metalúrgicos do Rio para comemorar os dois anos da Associação dos Marinheiros e Fuzileiros Navais (considerada ilegal), 2 mil marinheiros e fuzileiros navais compareceram ao local liderados pelo cabo Anselmo, que fez um discurso inflamado a favor das reformas de base e da entidade, que tivera dirigentes punidos. O ministro da Marinha, Silvio Mota, mandou prender os organizadores, mas os fuzileiros enviados aderiram aos insubordinados. O episódio indicou que uma parte dos chefes militares estava descontente com Jango, que demitiu Silvio Mota logo depois.

Em um lugar repleto de militares pró-governo, Jango defendeu novamente as reformas de base em discurso para sargentos no Automóvel Clube, no Rio. O objetivo do presidente era dar uma demonstração de força a quem o criticava pela postura assumida durante a Revolta dos Marinheiros.

Como reação ao discurso de Jango, o general Olympio Mourão Filho dá início ao golpe durante a madrugada ao encaminhar suas tropas (antes do esperado pelos próprios conspiradores) de Juiz de Fora (MG) até o Palácio das Laranjeiras, no Rio, onde estava o presidente. Pela manhã, Jango envia duas tropas do Exército do Rio até Minas e deixa o chefe do gabinete militar, Assis Brasil, de sobreaviso. Enquanto isso, Amaury Kruel (comandante do 2º Exército de SP e ligado a Jango) muda de lado: por telefone, pede para o presidente dissolver a CGT e demitir ministros de esquerda. O presidente recusa. No caminho até Minas, a tropa carioca adere aos militares golpistas.

O Forte de Copacabana é tomado pelos militares golpistas que defendem o Palácio da Guanabara (casa do governador oposicionista Carlos Lacerda). No Recife, o governador Miguel Arraes é preso e, no Rio, a sede da UNE é incendiada. Jango é aconselhado a ir para Porto Alegre, onde é recebido por Brizola. Enquanto isso, os EUA, por meio do embaixador Lincoln Gordon, preparam a Operação Brother Sam: caso o golpe não vingasse, o Brasil seria invadido por uma poderosa frota da marinha americana vinda do Caribe em direção ao Rio.

O presidente do Senado, Auro de Moura Andrade, convoca durante a madrugada uma sessão extraordinária no Congresso para oficializar o golpe. Ele ignora a informação passada por Darcy Ribeiro de que Jango está no Brasil e declara vaga a presidência da República. Ranieri Mazzilli, presidente da Câmara dos Deputados, vira presidente interino, e o general Costa e Silva envia um comunicado aos militares se autonomeando comandante-em-Chefe do Exército.

Ao lado da família e do chefe do gabinete militar Assis Brasil, João Goulart se esconde em São Borja (RS). No dia 4, partem para o Uruguai. Anos depois, Jango se mudaria para a Argentina, onde morreria em 1976, de ataque cardíaco. Em novembro de 2013, seu corpo foi exumado pela Comissão da Verdade para se determinar se sua morte foi ocasionada por envenenamento. Seus restos mortais, dessa vez, foram enterrados com honras de chefe de Estado.

Costa e Silva edita o Ato Institucional nº 1 (AI-1). Ele permite a cassação de mandatos e a suspensão de direitos políticos. Também são marcadas eleições indiretas em dois dias para Presidência e vice-presidência da República.

Em um Congresso Nacional com diversas baixas devido a cassações e prisões, Costa e Silva anuncia o marechal Humberto de Alencar Castelo Branco como o novo presidente. Com mandato definido até dezembro de 1966, o general criou em seu governo o SNI (Serviço Nacional de Informações) e outros três Atos Institucionais. Os militares só deixariam o poder em 1985 e o Brasil só teria uma outra eleição direta em 1989.

Globo.com

Ricardo Coutinho revela que Cássio já planejava rompimento desde a posse no Senado

Ricardo Coutinho  revela que  Cássio  já planejava rompimento desde a posse no Senado
Em uma declaração reveladora, o governador Ricardo Coutinho (PSB) afirmou neste final de semana em entrevista à rádio Rural de Guarabira que o seu ex-aliado senador Cássio Cunha Lima (PSDB), já planejava pular fora do seu arco de alianças desde que assumiu o Senado.

Segundo Ricardo Coutinho, o rompimento da aliança política entre o PSDB e o PSB, já estava planejado há quase dois anos. Ricardo disse que tinha um compromisso com Cássio e esperava com a aliança fosse duradoura.

“Eu tinha um compromisso de governo e fiz questão de ir à posse do senador em Brasília, mas não fui nem citado, por coincidência ou esquecimento”, afirmou Ricardo.

Ele disse que lamentou a indiferença de Cássio na posse mas preferiu o silêncio para não abrir margens para interpretações.

“Se fosse o contrário tinha sido um verdadeiro bombardeio contra minha pessoa”, emendou o governador.PBAgora

Ricardo deve assinar nesta segunda exoneração dos ocupantes de cargos comissionados

Ricardo deve assinar nesta segunda exoneração dos ocupantes de cargos comissionados
O governador Ricardo Coutinho deve anunciar, já nesta segunda-feira (31),  o processo de reforma do seu secretariado,  com a exoneração de todos os ocupantes de cargos comissionados do governo. Informações extraoficiais são que cerca de 6 mil ocupantes de cargos comissionados, no primeiro e segundo escalões  devem ser exonerados. 

Segundo um secretário de Estado, todos os axuliares do governo já entregaram os cargos ao governador e as exonerações devem ser publicadas no Diário Oficial do Estado, edição desta terça-feira (01)  de abril. 

A fonte revelou ainda que só devem permanecer os comissionados lotados nas secretarias de Educação, Saúde, Segurança Pública e Administração Penitenciária, consideradas áreas essenciais do governo.

“O governador vai assinar um só decreto fazendo todas as exonerações”, disse o  secretário.  Só deve continuar na administração estadual quem for verdadeiramente alinhado com o  projeto administrativo do governo. “Tem gente dentro da administração falando mal do governo. Esses não podem ficar”, afirmou.

Vários auxiliares da administração estadual vão entregar seus cargos para disputar as eleições de outubro. No primeiro escalão vão sair os secretários Aracilba Rocha (Finanças), Estelizabel Bezerra (Chefia de Gabinete), Adriano Galdino, deputado licenciad e Secretário de Governo, Manoel Ludgério, também deputado estadual licenciado, ocupando no momento a Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Municipal e o ex-senador Efraim Morais (Infraestrutura). Também está prevista a saída de Ricardo Barbosa, Secretário Executivo do PAC e Superintendente da Suplan.

O secretário de Comunicação do Estado, Luís Tôrres, disse que extraoficialmente não tem nenhuma informação sobre as exonerações em massa.
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Hervázio Bezerra (PSB), também não soube dar maiores detalhes sobre as mudanças no governo. “Eu soube apenas que os secretários combinaram de entregar os cargos todos de uma vez”, ressaltou.

Com a perda de alguns apoios políticos, o governador Ricardo Coutinho teve de realizar algumas mudanças na equipe de auxiliares. Na Secretaria de Planejamento, substituiu Gustavo Nogueira, ligado ao senador Cássio Cunha Lima, por Thompson Mariz, ex-reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Em outras esferas do governo também houve exonerações de pessoas ligadas a deputados que deixaram a base de sustentação do governador.
 

Fonte: Jornal da Paraíba

domingo, 30 de março de 2014

Eleições 2014: Pesquisa revela rejeição de Ricardo, Veneziano e Cássio.

A pesquisa Mais PB/Consult sobre as eleições 2014 na Paraíba aponta o governador Ricardo Coutinho (PSB) com maior índice de rejeição entre os pré-candidatos avaliados. Um total de 21,8% dos entrevistados disse que não votaria no socialista de maneira alguma no próximo pleito. Outros 17,35% afirmaram não votar em Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) e 11,55% não dariam seu voto para Cássio Cunha Lima (PSDB).

Já 38,65% dos paraibanos ouvidos pela pesquisa, não soube dizer quem não gostaria de ver governando a Paraíba, enquanto 10,65%das pessoas ouvidas revelaram não votar em nenhum dos nomes apresentados.


Pesquisa Mais PB/Consult - Rejeição

Ricardo Coutinho (PSB) - 21,8%

Veneziano Vital (PMDB) - 17,35%

Cássio Cunha LIma (PSDB) - 11,55%

Não sabe dizer - 38,65%

Nenhum - 10,65%


Dados - O portal MaisPB e o Instituto Consult realizaram a primeira pesquisa divulgada sobre as eleições de 2014 na Paraíba. A avaliação foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00055/2014 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 00002/2014, no dia 22 de março deste ano.

Dois mil eleitores em 67 municípios nas sete regiões do Estado foram ouvidos, no período de 14 a 16 deste mês. A margem de erro da é de 2% com confiabilidade de 95%.

Metodologia – A estratificação da amostra ocorreu com relação à variável de sexo, informado pelo TRE-PB, sendo 53% do eleitorado do sexo feminino e 47% do eleitorado do sexo masculino e sobre a estimativa das idades, sendo 18% dos eleitores até 24 anos, 24% de 25 a 34 anos, 20% de 35 a 44 anos, 21% de 45 a 59 anos e 17% com mais de 59 anos.

Histórico – O Instituto Consult tem 25 anos no mercado. Sediado em Natal (RN), atua há 20 anos na Paraíba e já trabalhou para os principais jornais do Estado (Correio da Paraíba, Jornal da Paraíba e O Norte).

PSDB diz “sim” e Cássio Cunha Lima confirma candidatura própria.

Os tucanos de 12 cidades que compõem o Vale do Mamanguape aprovaram por unanimidade, neste sábado (29), a tese da candidatura própria do partido nas eleições 2014 para o Governo do Estado.

A consulta dos tucanos aconteceu na cidade de Mamanguape. O pré-candidato do partido, senador Cássio Cunha Lima, já prevê  candidatura do partido na Paraíba e também uma disputa em dois turnos. Nesse momento, Cássio e cúpula tucana concedem entrevista coletiva a imprensa local.


Cássio chegou a reunião do PSDB acompanhado do prefeito da cidade, Eduardo Brito (PR), e da primeira dama, Isaurininha Meireles (PMDB), que também é prefeita na cidade de Cuité de Mamanguape. Os dois prefeitos já anunciaram apoio ao senador para a disputa eleitoral pelo Palácio da Redenção.

Cerca de duas mil pessoas entre prefeitos, vice-prefeitos e vereadores aguardavam a chegada de Cássio nas dependências do Instituto Moderno, onde os tucanos da região darão sua opinião sobre o rumo que o partido tomará nas eleições deste ano. 

Além das lideranças políticas do Litoral Norte paraibano, outras autoridades partidárias e aliadas do ex-governador também foram a Mamanguape acompanhar a votação do PSDB.

Essa é a terceira reunião regional que o partido faz para deliberar sobre as eleições 2014. Na semana passada o PSDB esteve em Patos, no sertão, e em Guarabira, no brejo paraibano. Em ambos os encontros, o tucanato foi decidiu pela candidatura própria e a utilização da cor amarela quando começar a campanha.

Em coletiva, Cássio teria confirmado a candiadtura própria nas eleições 2014

sexta-feira, 28 de março de 2014

Número do Dia: Paraíba tem 1,7 milhão de celulares ativos a mais do que número de habitantes

foto (3)De acordo com levantamento divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), nesta quinta-feira (27), na Paraíba o número de celulares ativos é maior do que o de habitantes.  O estado conta com 4,9 milhões de chips de celulares ativos, sendo 125,77 unidades para cada 100 pessoas. Segundo o levantamento, há 1.777.393 celulares a mais do que pessoas na Paraíba.
Conforme a Anatel, o número de linhas telefônicas móveis ativas na Paraíba é de 4.941.420, contra 3.168.027 de habitantes, segundo dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ou seja, existe mais de uma linha para cada habitante no estado. Isso se deve, ao celular ter virado um item de primeira necessidade e por ter diversas funções que vão além de fazer e receber chamadas, muitas pessoas utilizam a segunda linha unicamente para ter acesso a internet.
“Eu uso duas linhas porque viajo muito, e em determinados lugares algumas operadoras ficam sem funcionar, ai acabo usando a outra linha”, disse a servidora pública Joseania Ferreira.  A necessidade do paraibano pelas linhas tem diversas explicações. Para a advogada Marcela Cordeiro, as linhas telefônicas móveis facilitam no trato com os clientes. “Tenho dois aparelhos e três chips, mas a minha pretensão é pegar mais uma operadora para atender a necessidade dos clientes”, disse.
O motivo para o número de linhas pode decorrer dos diferentes serviços oferecidos, pois muitas pessoas aproveitam promoções para poder utilizar serviços como mensagens de texto e internet. Mais o fator principal, ainda está ligado pela falta de qualidade do sinal e dos demais serviços oferecidos pelas operadoras.
Brasil tem 272,72 milhões de linhas
O Brasil fechou fevereiro de 2014 com 272,72 milhões de linhas ativas na telefonia móvel e teledensidade de 134,97 acessos por 100 habitantes. Em fevereiro, houve um acréscimo de 370,02 mil linhas.
No segundo mês de 2014, os acessos pré-pagos totalizavam 212,09 milhões (77,77% do total) e os pós-pagos 60,64 milhões (22,23%). A banda larga móvel totalizou 110,19 milhões de acessos, dos quais 1,82 milhão eram terminais 4G.
A operadora Vivo manteve-se na liderança do mercado, com 28,62% de participação, seguida da TIM, com 27%. A Claro aparece em terceiro lugar, com uma fatia de 25,2%, seguida pela Oi, com 18,4%.
A consolidação dos números mensais do serviço móvel está disponível na aba “Anatel Dados”, no portal da Agência na internet (www.anatel.gov.br).
Graça Macena do Blog do Gordinho

Consult/MaisPB: Cássio sai na frente em Campina e empata com Ricardo em João Pessoa

cassio_rc
A pesquisa MaisPB/Consult, a primeira do ano na Paraíba, revela que, em João Pessoa, a Capital do Estado, o senador Cássio Cunha Lima e o governador e pré-candidato à reeleição, Ricardo Coutinho (PSB), travam disputa acirrada. O tucano lidera com 35,5% das intenções de voto contra 32,8 do socialista. Com a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, há um empate técnico. Veneziano Vital (PMDB) tem 8,9%, nenhum 17,8%, não sabem 5,2%.

Na Grande João Pessoa, Cássio abre vantagem. Ele ostenta 42,2%, enquanto o governador apresenta 31,1% e Veneziano 4,3%. Outros 16,1% dizem que não votariam em nenhum e 6,2% ainda não sabem.

Cássio também lidera na Mata Paraibana onde é o preferido de 43,2% dos eleitores. Ricardo Coutinho aparece em segundo lugar com 26,6% e Veneziano em terceiro com 9,9%. Nessa região, nenhum representa 14,6% e não sabe dizer 5,7%.

É em Campina Grande, sua terra natal, que Cássio consegue sua melhor performance. Na cidade, ele é apontado como opção para o governo por 49,9% dos campinenses. Ricardo Coutinho vem em seguida com 17,5% e Veneziano Vital colado com 16,5%. Nenhum soma 12% e não sabem dizer 5%. Em Campina, Cássio abre 31,5 pontos de vantagem sobre o socialista.

No agreste, Cássio é o primeiro colocado com 36%. Ricardo Coutinho surge na segunda posição com 22,1% e Veneziano em terceiro com 15,7%. Nenhum 13,3% e não sabe dizer 12,9%.

Na Borborema, Cássio tem 43,4% da fatia dos entrevistados, Ricardo Coutinho 25,4% e Veneziano 11%. Nenhum 6,4% e não sabem dizer 13,9%.

A pesquisa MaisPB/Consult também trouxe o cenário na região do Sertão. Lá, Cássio também é o líder com 43,6%, Ricardo Coutinho é o segundo com 17,7% e Veneziano Vital 13,2%. Nenhum soma 9,4% e 16% não sabem dizer.

Registro - A pesquisa do Instituto Consult foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 00055/2014 e no Tribunal Regional Eleitoral com o número 00002/2014, no dia 22 de março deste ano. Foram ouvidos dois mil eleitores em 67 municípios nas sete regiões do Estado. A coleta de dados ocorreu no período de 14 a 16 deste mês.

Metodologia – A estratificação da amostra ocorreu com relação às variável sexo, informado pelo TRE-PB, sendo 53% do eleitorado do sexo feminino e 47% do eleitorado do sexo masculino e sobre a estimativa das idades, sendo 18% dos eleitores até 24 anos, 24% de 25 a 34 anos, 20% de 35 a 44 anos, 21% de 45 a 59 anos e 17% com mais de 59 anos.

A empresa – O Instituto Consult tem 25 anos no mercado. Sediado em Natal (RN), atua há 20 anos na Paraíba e já trabalhou para os principais jornais do Estado (Correio da Paraíba, Jornal da Paraíba e O Norte).

Blog do Gordinho com MaisPB

STF decide que Azeredo será julgado por mensalão tucano na 1ª instância

Para ministros, Azeredo perdeu foro privilegiado no Supremo ao renunciar. Ex-deputado vai responder por peculato e lavagem na Justiça de Minas

Por maioria de votos (oito a um), o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (27) enviar para a primeira instância da Justiça de Minas Gerais a ação penal contra o ex-deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG) pelo caso conhecido como mensalão tucano. O único ministro a votar para que o Supremo julgasse o ex-parlamentar foi o presidente da Corte, Joaquim Barbosa.
Azeredo é acusado de peculato e lavagem de dinheiro por ter supostamente desviado recursos públicos, por meio de empresas de publicidade, para sua campanha à reeleição ao cargo de governador em 1998.
Outros acusados de envolvimento, como o empresário Marcos Valério - condenado como operador do mensalão do PT no Supremo - são processados por varas da Justiça Estadual e Federal em Minas.
Os ministros consideraram que, ao renunciar ao mandato, Eduardo Azeredo perdeu o foro privilegiado. Pela lei, o Supremo só pode julgar autoridade com foro, como parlamentar e ministro de Estado. A maioria dos magistrados também considerou que não houve intenção de atrasar o processo com a renúncia.
Com a decisão do STF, Azeredo terá mais chances de recursos. Caso condenado na primeira instância, poderá recorrer à segunda instância, depois ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e somente então ao Supremo. Com isso, pode levar mais tempo para que o processo transite em julgado, ou seja, não caiba mais recurso.

Após chuvas, dengue preocupa o Sertão

Chuvas recentes causaram aumento do acúmulo de água parada

As recentes chuvas caídas no Sertão trouxeramconsigo não apenas alegria, esperança de dias melhores ao sertanejo, mas também preocupação aos órgãos de saúde pública. O motivo foi o registro preocupante da presença do mosquito transmissor da dengue, com alto Índice de Infestação Predial (IIP). Hoje 17 municípios, dos 24 da
jurisdição da 6ª Gerência de Saúde, apresentam situação de alto risco de infestação. Outros cinco apresentam médio risco.

O sinal vermelho foi acionado e ontem os técnicos da 6ª GRS, apoiadores e Vigilância Ambientam, estiveram reunidos com gerente José Leudo Farias para avaliarem os dados atuais. Dessa reunião foi montado um cronograma de visitas dos apoiadores aos municípios, encontros em que irão reunir gestores municipais de saúde, prefeitos, vereadores, ACS/ACE, coordenadores de saúde, conselheiros de saúde, administradores escolares, lideranças religiosas, a fim de todos, juntos possam discutir o problema e elaborar ações que possam fazer o
combate ao mosquito transmissor da dengue.

"Muitas águas estão acumuladas e precisam ser monitoradas. É importante chamar, não apenas as entidades ligadas à saúde, mas a população em geral para enfrentar essa preocupante situação", comentou Leudo.
No início do ano cada município apresentou ao governo um plano de trabalho específico para controle da dengue. O governo federal destinou recursos para ser aplicados das ações. O plano de metas, em muitos casos, não foi executado. Nas reuniões que irão ocorrer na próxima semana em vários municípios, os Conselhos Municipais de Saúde, a quem cabe fiscalizar os recursos enviados pelo MS para o combate à dengue, serão convidados para avaliem esses planos e reveja quais as melhores estratégias a ser usadas.
A preocupação da Gerência de Saúde não é algo à toa. Basta lembrar que o Ministério da Saúde considera risco quando o IIP ultrapassa 4. Hoje o município de Santa Luzia está com índice de 20,5, algo que requer estratégia bastante consistente e participação de todos.
As reuniões dos técnicos da 6ª GRS como municípios acontecem do dia 31 deste mês ao dia 10 de abril. 
Da Redação (com assessoria)

quinta-feira, 27 de março de 2014

Veja lista de remédios com reajuste autorizado de até 5,68%

Governo autorizou reajuste para mais de 9 mil medicamentos.

 A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão do governo formado por representantes de vários ministérios, autorizou nesta quarta-feira (26) o reajuste de até 5,68% nos preços de mais de 9 mil medicamentos. O reajuste poderá ser efetuado a partir de 31 de março e terá como referência o preço do fabricante praticado em 31 de março de 2013.
Os reajustes são autorizados em três níveis, conforme o perfil de concorrência dos produtos.
Clique aqui para conferir na lista quais medicamentos pertencem a cada um dos três níveis. Os dados são da Anvisa.
Os produtos de nível 1 tiveram reajuste autorizado de 5,68%. Para os de nível 2, o reajuste é de até 3,35%. Já para os de nível 3, o Ministério da Saúde informou, na quarta-feira, que o reajuste é de 1,02%. Segundo o ministério, mais de 40% dos medicamentos regulados estão na categoria nível três.

A autorização para reajuste leva em consideração três faixas de medicamento, com mais ou menos participações de genéricos. O reajuste segue a lógica de que nas categorias com mais genéricos a concorrência é maior e, portanto, o reajuste autorizado pode ser maior.
O ajuste de preços leva em conta a inflação acumulada nos 12 meses até fevereiro, calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e que ficou em 5,68%.
 G1.

Consult/MaisPB: Cássio venceria em todos os cenários do 2º turno

cassio-300x224
A pesquisa realizada pela Consult e divulgada pelo MaisPB mostra que se as eleições fossem hoje, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) venceria a disputa ao Governo da Paraíba em todos os cenários simulados. Em confronto direto com o governador Ricardo Coutinho (PSB) ou com o ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego (PMDB), em um eventual segundo turno, Cássio é apontado como preferido dos entrevistados.

Caso disputasse com o governador Ricardo Coutinho (PSB), que tentará a reeleição, o tucano chegaria ao Palácio da Redenção com 46,7%, dos votos, contra 27,85% do socialista. O número de eleitores que disseram não saber em quem votar chegaria a 10,35%. Outros 15,1% afirmaram não votar em nenhum dos dois.

A diferença pró Cássio fica ainda maior na simulação de confronto entre os dois pré-candidatos campinenses. O tucano ganharia com 50,1% dos votos, enquanto Veneziano Vital teria 18,35% da preferência do eleitor paraibano. Nesse cenário, 19,4% dos entrevistados afirmaram não votar em nenhum dos candidatos apresentados, enquanto 12,15% disseram não saber quem escolher.

Quem será? Fórum faz pesquisa para saber qual o político mais mentiroso da PB.

O Fórum dos Servidores Públicos Civis e Militares realiza nesta quinta-feira (27) pesquisa de opinião popular para saber quem é o político mais mentiroso do estado da Paraíba.

Diversas categorias do funcionalismo público estarão durante todo o dia Parque Solón de Lucena (Lagoa), em João Pessoa, onde distribuirão cartelas de voto à população, para que escolham sobre quem seria o maior político mentiroso da Paraíba.

O resultado será divulgado no dia 1º de abril – “Dia da Mentira”. O vencedor receberá das entidades do Fórum dos Servidores Públicos Civis e Militares do Estado da Paraíba a “honraria” do troféu Pinócchio.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Cogumelo pode matar vírus do HPV e frear crescimento do tumor no colo do útero

Cogumelo pode matar vírus do HPV e frear crescimento do tumor no colo do útero
Um extrato do cogumelo japonês shiitake pode matar o Papiloma vírus humano (HPV) e reduzir o crescimento do câncer no colo do útero. Uma pesquisa americana descobriu que o AHCC (active hexose correlated compound), composto encontrado neste tipo de cogumelo, pode ter um papel importante na luta contra o HPV e outros tumores relacionados. O estudo foi apresentado no 45º Encontro Anual de Câncer em Mulheres, da Sociedade de Oncologia Ginecológica em Tampa, na Flórida.

Em um estudo com camundongos, o AHCC erradicou o HPV em 90 dias e ainda diminuiu o crescimento do tumor. O composto funciona como imunoterapia, tratamento que usa o sistema imunológico do organismo para lutar contra a doença. Os pesquisadores acreditam que o AHCC pode ser usado como suplemento alimentar e, no futuro, até substituir vacinas contra o HPV.

O HPV é uma infecção comum e altamente contagiosa que afeta a pele e a as membranas que revestem o organismo, como por exemplo da boca e da garganta. Mais de três quartos das mulheres têm contato com o vírus durante a vida e alguns tipos de HPV causam câncer de colo de útero - o DNA do HPV tem sido detectado em 99,7% das biópsias de câncer de colo de útero, por exemplo.

- Este estudo, iniciado em 20028, mostra que o AHCC, por si só, tem potencial para tratar o HPV - disse ao “Daily Mail” a professora associada Judith Smith, da Universidade do Texas.

Diversos tipos de câncer estão relacionados ao HPV, incluindo 95% dos tumores anais, 60% dos de garganta, 65% dos vaginais e 50% dos cânceres de vulva, além de 35% dos de pênis.


Fonte: oglobo.com

Com acordo, Câmara aprova Marco Civil da Internet

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (25) o projeto do Marco Civil da Internet, considerado com a "Constituição da Web". A proposta segue agora para análise do Senado.

A votação no plenário ocorreu após o governo recuar e ceder em artigos que tratavam sobre a neutralidade de rede e a exigência de datacenters no País. Só o PPS votou contra o texto.

Em relação à neutralidade, no texto aprovado ficou mantido o entendimento do governo que prevê que o responsável pela transmissão, comutação ou roteamento tem o dever de tratar de forma isonômica quaisquer pacotes de dados, sem distinção por conteúdo, origem e destino.

terça-feira, 25 de março de 2014

Comissão do Senado conclui votação de projeto de Cássio para identificar chamadas telefônicas entre operadoras diferentes

Comissão do Senado conclui votação de projeto de Cássio para identificar chamadas telefônicas entre operadoras diferentes
O Projeto de Lei do Senado (PLS) 343/12, que obriga as companhias telefônicas a identificar previamente, por um sinal sonoro padronizado, se haverá custo de interconexão entre operadoras, deve seguir para a Câmara dos Deputados, caso não haja recurso para votação no Plenário do Senado.

A proposta, um substitutivo ao projeto original, foi aprovada pela Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) no dia 11 de abril  do ano passado e considerada definitivamente aprovada nesta terça-feira (25) em turno suplementar na comissão.

De autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), o projeto abrange tanto telefones fixos como celulares. No texto original, a identificação da chamada deveria ser realizada mediante informação audível do nome da prestadora de destino. Pela proposta, a identificação ficava dispensada quando a chamada efetuada pelo usuário tivesse como destino a mesma operadora de origem.

Ao justificar o projeto, o autor explicou que uma chamada originada e terminada na rede da mesma prestadora é mais barata que uma chamada originada na rede de uma operadora e terminada na rede de outra, pois dispensa o pagamento de tarifa de interconexão.

A matéria recebeu parecer pela rejeição na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), na qual o relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), argumentou que, por ser eminentemente técnico, o assunto deveria ser tratado exclusivamente pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

No entanto, o relator da matéria na CCT, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), ponderou que o tema, embora seja de cunho técnico, requer atenção do Congresso Nacional por afetar a renda e a qualidade de vida de mais de 100 milhões de brasileiros.

Flexa apresentou um substitutivo porque, da forma como estava, a proposta teria altos custos para se efetivar. Dessa forma, o relator sugeriu que a prestadora informasse, por meio de sinal sonoro padronizado, se a ligação está sendo destinada a assinante de sua própria rede ou não. Caberá à Anatel regulamentar depois o assunto.

Atualmente, já existem operadoras que emitem sinais sonoros para identificar ligação para sua própria rede. Se virar lei, a proposta estenderá essa prática a todas as operadoras e o sinal sonoro deverá ser padronizado, assim como é, por exemplo, o sinal de quando a linha está ocupada.


Fonte: PBHOJE e Assessoria

Amor de pai é uma das principais influências na personalidade humana

Amor de pai é uma das principais influências na personalidade humana
Branco, negro, gordo, magro, católico, protestante, rico, pobre. Não importa quantos fatores sociais, econômicos, culturais ou religiosos difiram entre as pessoas, nós todos temos algo em comum: viemos ao mundo graças a um pai e uma mãe, e o amor deles por nós faz toda a diferença na nossa vida.

Segundo um novo estudo, ser amado ou rejeitado pelos pais afeta a personalidade e o desenvolvimento de personalidade nas crianças até a fase adulta. Na prática, isso significa que as nossas relações na infância, especialmente com os pais e outras figuras de responsáveis, moldam as características da nossa personalidade.

“Em meio século de pesquisa internacional, nenhum outro tipo de experiência demonstrou um efeito tão forte e consistente sobre a personalidade e o desenvolvimento da personalidade como a experiência da rejeição, especialmente pelos pais na infância”, disse o coautor do estudo, Ronald Rohner, da Universidade de Connecticut (EUA). “Crianças e adultos em todos os lugares tendem a responder exatamente da mesma maneira quando se sentem rejeitados por seus cuidadores e outras figuras de apego”.

E como elas se sentem? Exatamente como se tivessem sido socadas no estômago, só que a todo momento. Isso porque pesquisas nos campos da psicologia e neurociência revelam que as mesmas partes do cérebro que são ativadas quando as pessoas se sentem rejeitadas também são ativadas quando elas sentem dor física. Porém, ao contrário da dor física, a dor psicológica da rejeição pode ser revivida por anos.

O fato dessas lembranças – da dor da rejeição – acompanharem as crianças a vida toda é o que acaba influenciando na personalidade delas. Os pesquisadores revisaram 36 estudos feitos no mundo todo envolvendo mais de 10.000 participantes, e descobriram que as crianças rejeitadas sentem mais ansiedade e insegurança, e são mais propensas a serem hostis e agressivas.

A experiência de ser rejeitado faz com que essas pessoas tenham mais dificuldade em formar relações seguras e de confiança com outros, por exemplo, parceiros íntimos, porque elas têm medo de passar pela mesma situação novamente.

É culpa do pai, ou é culpa da mãe?
Se a criança está indo mal na escola, ou demonstra má educação ou comportamento inaceitável, as pessoas ao redor tendem a achar que “é culpa da mãe”. Ou seja, que a criança não tem uma mãe presente, ou que ela não soube lhe educar.

Como o amor de mãe muda o cérebro do filho
Porém, o novo estudo sugere que, pelo contrário, a figura do pai na infância pode ser mais importante. Isso porque as crianças geralmente sentem mais a rejeição se ela vier do pai.

Numa sociedade como a atual, embora o nível de igualdade de gênero tenha crescido muito, o papel masculino ainda é supervalorizado e muitas vezes vêm acompanhado de mais prestígio e poder. Por conta disso, pode ser que uma rejeição por parte dessa figura tenha um impacto maior na vida da criança.

Com isso, fica uma lição para os pais: amem seus filhos! Homens geralmente têm maior dificuldade em expressar seus sentimentos, mas o carinho vindo de um pai, ou seja, a aceitação e a valorização vinda da figura paterna, pode significar tudo para um filho, mesmo que nenhum dos dois saiba disso ainda.

E para as mães, fica outro recado: a próxima vez que vocês forem chamadas à escola por causa de algo que o pimpolho aprontou, tenham uma conversa com o maridão. Tudo indica que a culpa é dele! Brincadeiras à parte, problemas de personalidade, pelo visto, podem resolvidos com amor de pai. E quer coisa mais gostosa?


Fonte: http://hypescience.com

Avião caiu no Oceano Índico, diz Malásia

Não há sobreviventes, afirma premiê. Aeronave sumiu no dia 8 com 239 a bordo.

 O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, confimou nesta segunda-feira (24) que o Boeing 777-200 que fazia o voo MH370 da Malaysia Airlines, que desapareceu dia 8 de março com 239 pessoas a bordo, caiu no Oceano Índico. Segundo ele, não há sobreviventes.
Em entrevista coletiva, ele falou que as buscas continuam após peças que poderiam ser da aeronave terem sido avistadas a 2.500 km a sudoeste de Perth, na Austrália.
“Baseado em novas análises, concluiu-se que a última posição do MH370 foi no meio do Oceano Índico. Esta é uma região remota, longe de qualquer possível local de pouso. Com muita tristeza eu devo informar que, de acordo com novos dados, o voo acabou no sul do Oceano Índico", afirmou Razak.
O premiê disse que já informou às famílias dos passageiros e tripulantes sobre a nova informação. Segundo ele, análises de imagens de satélite e novos dados mostram que a última posição do avião foi a oeste da cidade australiana de Perth.

RC passa comando da PB para presidente do TJPB e enaltece magistrada

RC passa comando da PB para presidente do TJPB e enaltece magistrada
O governado da Paraíba Ricardo Coutinho passa nesta segunda-feira(24) o comando do estado para a presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, a desembargadora Fátima Bezerra Cavalcante.

Sendo a terceira autoridade na linha de sucessão governamental, depois do vice-governador e do presidente da Assembleia Legislativa, a desembargadora-presidente Fátima Bezerra Cavalcanti substituirá de forma provisória o Governador Ricardo Coutinho enquanto durar a viagem que o Chefe do Executivo fará a Brasília. 

Ricardo Coutinho afirmou que fará uma viagem até Brasília e, como o vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) viajou para a Bahia com o objetivo de atrair recursos para o estado, o comando da Paraíba ficará com a desembargadora Fátima Bezerra.

“Numa demonstração de harmonia com o Poder Judiciário, algo que é absolutamente normal, a desembargadora estará assumindo o cargo,” disse Ricardo.

Coutinho enalteceu a magistrada e afirmou que ela tem bastante competência para o cargo. O governador destacou também os compromissos que a presidente deve cumprir: “Vai a entrega do troféu Celso de Melo, em Campina Grande e deve inaugurar algumas obras," afirmou.

A desembargadora foi comunicada pessoalmente pelo governador. “Recebemos um comunicado do governador Ricardo Coutinho e realmente na segunda-feira ele estará nos passando o cargo em face à impossibilidade no momento do vice-governador e do presidente da Assembleia assumirem, então fica esse dever, esse encargo para a chefe do Judiciário. Trata-se de algo corriqueiro, vários presidentes de tribunais já assumiram o Governo do Estado em caráter provisório”, afirmou.


PB Agora

MEC divulga primeira chamada de aprovados no Sisutec; Confira

MEC divulga primeira chamada de aprovados no Sisutec; Confira
 O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (25) a relação dos aprovados em primeira chamada no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). A lista dos aprovados pode ser consultada no site do programa (confira). O candidato pode consultar seu resultado na opção "ver meu boletim", ou acessar as listas de aprovados nos 122 cursos disponíveis pelo filtro por instituição, local de oferta, curso e turno.

A matrícula dos convocados nesta primeira chamada começa nesta quarta (26) e termina na sexta-feira (28) na instituição de ensino onde o estudante foi aprovado. A segunda chamada será realizada no dia 1º de abril.

No total, 527.730 estudantes se inscreveram. Como cada candidato pode fazer até duas opções de curso, o total de inscrições ultrapassou a faixa de 1 milhão (foram 1.016.211 inscrições).

No total, 291.338 vagas foram disponibilizadas em 122 cursos técnicos de 937 instituições de ensino públicas e privadas, além das escolas do Senai e do Senac. No caso da rede particular, se contemplado, o aluno terá bolsa de estudo. A seleção é feita a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Para concorrer, o aluno não pode ter tirado zero na redação.

Entre as vagas oferecidas nesta seleção, 85% serão destinadas para estudantes que, independentemente de renda per capita familiar, tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Egito condena 529 manifestantes à morte

Irmandade Muçulmana voltou a ser banida no Egito, mas continua a protestar contra saída de Morsi

 Um tribunal no Egito condenou nesta segunda-feira 529 correligionários do ex-presidente Mohammed Morsi à pena de morte.

Morsi, líder do movimento islâmico Irmandade Muçulmana, foi o primeiro presidente eleito pelo voto livre e direto da história do Egito, após décadas de regime militar, mas acabou deposto em julho do ano passado.

As penas aos 529 condenados são por crimes variados - desde o assassinato de um policial a ataques a forças de segurança. Os condenados fazem parte de um grupo de 1,2 mil pessoas que está sendo julgado. Todos são simpatizantes de Morsi e da Irmandade Muçulmana - agremiação que voltou a ser banida no Egito.
Os réus faziam parte de um grupo de manifestantes envolvidos em confrontos com a polícia no sul do país - eles protestavam contra o desmantelamento de dois acampamentos de correligionários de Morsi que tinham sido desmantelados pela polícia no Cairo.
Os manifestantes no Cairo pediam o retorno de Morsi ao poder.
O tribunal da cidade de Minya, que fica ao sul da capital Cairo, apresentou a sentença após apenas duas sessões. Os advogados de defesa reclamaram que não tiveram oportunidade de apresentar seu caso, segundo a agência de notícias AP.

Desde julho do ano passado, as autoridades egípcias têm sido incisivas no combate aos correligionários de Morsi.
Milhares de pessoas foram presas, e centenas foram mortas.
BBC Brasil

domingo, 23 de março de 2014

Maior índice de chuva da PB é registrado em Patos, onde a pluviometria já chega a 441 mm

Córrego da cidade ficou alagado
Córrego da cidade ficou alagadoA cidade de Patos, a 305 km de João Pessoa, no Sertão da Paraíba, teve o maior índice pluviométrico da Paraíba desde o início de 2014, segundo levantamento da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).


Conforme a Aesa, de janeiro até a terceira semana de março, foram 441 mm de chuvas, a maior dentre todas as cidades onde ocorreram precipitações na Paraíba no mesmo período.

A Aesa já havia adiantado sobre a continuidade das chuvas neste trimestre de 2014, com possibilidade de ganhos nos açudes, e ocorrências acima da média emcidades atingidas pela seca, como é o caso de Patos.

A cidade ainda se recupera das chuvas registradas na terça (18) e quarta-feira (19), que provocaram alagamentos, deslizamentos, e prejuízos em vários pontos do município.

Segundo a Aesa, existem áreas de instabilidade associadas à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal gerador de chuvas no Nordeste do país nesta época do ano.

Já João Pessoa, no mesmo período, teve 232,7 mm, um resultado bem menor que o identificado em Patos, mas queprovocou vários problemas na cidade.

Enquanto socialistas questionam Cássio sobre ausência de explicações, Maranhão revela que RC também não explicou rompimento de 2010

RODA GIGANTE: enquanto alguns socialistas ainda cobram explicações do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) para o rompimento da aliança com o PSB, entre eles a ex-secretária Estelizabel Bezerra e até mesmo o próprio governador Ricardo Coutinho, o ex-governador da Paraíba, José Maranhão (PMDB), em entrevista essa semana, revelou que também não recebeu do PSB nenhum tipo de explicação para o racha de 2010.

Assim como Ricardo Coutinho vivencia na pré-campanha deste ano, Maranhão só ficou sabendo da notícia de que não mais repetiria a aliança com seu então aliado, através da imprensa.

Adotando um discurso em que coloca o socialista contra parede, já que a história se repete, mas agora com o PSB provando do seu próprio veneno.

“Nunca houve nenhum telefonema pessoal, nenhum comunicado formal ou informal. Na verdade Ricardo Coutinho nunca achou que os seus aliados, vis mortais para ele, merecessem uma explicação, eu nunca recebi a menor explicação”, desabafou José Maranhão, complementando que só tomou conhecimento à época da candidatura do PSB, quando houve o lançamento do nome do socialista para disputar o Governo do Estado.

Maranhão rememorou ainda que, àquela época, existia na cúpula nacional um esforço para que Ricardo Coutinho fosse candidato ao Senado Federal na chapa encabeçada pelo PMDB, no entanto, a discussão não passou do âmbito nacional. “Essa discussão eu nunca tive com ele, até porque ele nunca se abriu para essa discussão, tanto é que eu só tomei conhecimento do seu lançamento de candidatura para o Governo do estado pela imprensa”, revelou.

Márcia Dias

PB Agora

Dunga Júnior rebate Genival Matias e o desafia para um debate na IND FM: “Pode marcar o dia”

O ex-deputado Dunga Júnior esteve participando do Programa Revista Independente da Rádio IND FM neste sábado (22) e rebateu as críticas feitas pelo ex-deputado estadual, Genival Matias ao seu grupo durante entrevista na mesma emissora.
 
Genival Matias disse na última sexta-feira (21) que será o mais votado na cidade de Juazeirinho, município onde a prefeita é Carleusa Marques, filha de Carlos Dunga. Júnior ironizou as declarações dizendo que "realmente Genival precisa ter mais votos, porque ele quase não teve na última eleição e por isso só ficou na suplência graças a um erro de contagem".

Sobre as críticas de Genival Matias de que o grupo de Carlos Dunga nada fez pelo município, Dunga Júnior disse que o grupo fez muito pela cidade, mas como Genival Matias não andava em Juazeirinho, não sabe de nada.

Dunga Júnior que demonstrou interesse em disputar um mandado de deputado estadual mais uma vez, encerrou desafiando Genival Matias para um debate na IND FM. “Chame ele e pode marcar o dia pra gente debater frente a frente aqui”, disparou.

Nasce Facebookson, na Paraíba


Um caso estranho tem tomado conta das redes sociais do mundo inteiro. Um casal da Paraíba resolveu homenagear seu filho com o nome da rede social que eles mais usam.

Nasceu, então, Facebookson. Um forte menino de saco roxo.

O caso está sendo tão notório que saiu até em diversos jornais de fora do Brasil, como você pode ver na imagem acima.

Ricardo desafia oposição e diz que está “junto, misturado e amarrado” com Rômulo

Ricardo-Coutinho
O governador Ricardo Coutinho (PSB) aproveitou sua passagem por Cajazeiras nesta sexta-feira (21) para desafiar a oposição a rejeitar suas contas na Assembleia Legislativa.

Para o socialista, a iniciativa dos deputados que já manifestaram que irão votar pela rejeição de suas contas revela o desespero de enfrentar o voto popular. “Esse debate demonstra a mesquinharia dos que me fazem oposição. Agora querer vir com essa conversa pra cima de mim, rejeite as contas, vão para a frente da opinião pública dizer que vão reprovar as contas do governador Ricardo Coutinho sem ter nenhum motivo”, declarou.
O chefe do executivo estadual destacou que suas contas foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado e voltou  a afirmar que não teme um revés na Assembleia Legislativa. “Eu não temo nada, porque se temesse alguma coisa, não faria política da forma que faço. Eu tenho as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas, eu faço um governo que não tem escândalos, essas são alternativas bobas, porque se o dinheiro do estado não fosse respeitado, não dava para se fazer tanta coisa”, disse.
Ele ainda assegurou que o vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) estará na chapa majoritária encabeçada por ele nas eleições deste ano. “Rômulo vai para onde ele definir que vai, portanto, isso está definido, não há discussão. A Paraíba gosta de rame-rame, de um muído que não acaba mais. Das três vagas, nós dois estamos juntos e misturados e ainda por cima amarrados”, acrescentou.