quinta-feira, 1 de agosto de 2013

MEC divulga regras do sistema de seleção unificada para cursos técnicos

Processo de seleção será efetuado com base nos resultados dos estudantes no Enem

 O MEC (Ministério da Educação) divulgou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (1º) as regras do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). O programa foi anunciado pela presidente Dilma Rousseff no mês passado.
 Segundo o texto publicado no Diário Oficial, o processo de seleção do Sisutec será efetuado com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Já as instituições de ensino poderão participar do sistema de seleção mediante adesão prévia para a oferta de vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente.
Ampliar
O curso técnico de informática é o que teve o maior número de matrículas nas escolas públicas em 2012. Eram 88.734 alunos em 2012, segundo dados do Censo Escolar. O profissional formado no curso desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados.
Realiza testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadores implantados.
As instituições de ensino participantes do sistema deverão permitir acesso gratuito à internet para a inscrição de estudantes nos processos seletivos do Sisutec.
No caso de haver vagas remanescentes após a segunda chamada, a Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) definirá, por edital, a forma de preenchimento dessas vagas.
O calendário da primeira edição do Sisutec ainda não foi divulgado, mas a presidente Dilma informou que o sistema seria aberto no dia 5 de agosto.
UOL

Nenhum comentário :

Postar um comentário