O Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP-PB) divulgou nesta semana dados referentes à intenção de compras para o Dia dos Pais. Segundo a pesquisa, 50,72% dos paraibanos pretendem presentear na data. Os itens mais comprados serão roupas (43,75% dos entrevistados), perfumes (11,93%) e calçados (9,09%). Ainda aparecem na lista dos mais citados: celulares (6,25%), carteira (3,41%), televisor (2,84%), churrasqueira (2,27%) e acessórios pra carros e caixa de ferramenta (1,70% cada).
Segundo os dados, o preço médio gasto em presentes na data comemorativa será de R$ 178,82. Porém, a maior parcela dos entrevistados (39,77%) pretende gastar entre R$ 51 e R$ 100, seguidos pelos que pretendem gastar entre R$ 101 e R$ 200 (26,14%). A sondagem revelou ainda que 15,34% pretendem gastar, no máximo, R$ 50, enquanto 1,7% comprarão presentes acima de R$ 800. O pagamento preferido dos entrevistados será à vista (56,25%), dos quais 90,91% serão em dinheiro e 8,08% no débito em conta, porém estas modalidades estão condicionadas ao grau de desconto oferecido pelos lojistas. Dos 43,75% que preferem o pagamento a prazo, o cartão de crédito foi citado por 85,71%, seguido pelo cartão de loja (12,99%) e o cheque pré-datado (1,3%).
Em relação ao período de compras, 44,32% dos entrevistados pretendem comprar apenas na semana do dia dos pais, enquanto 39,2% no início do mês e 11,93% já realizaram as compras. Os shoppings centers serão os locais preferidos para as compras, escolhidos por 59,09% dos entrevistados. O centro da capital foi o local escolhido de 39,2%, enquanto 10,8% pretendem comprar os presentes nas lojas de rua. Neste aspecto, 5,11% dos entrevistados comprarão os presentes de forma virtual, através da internet.
Segundo os dados, o preço médio gasto em presentes na data comemorativa será de R$ 178,82. Porém, a maior parcela dos entrevistados (39,77%) pretende gastar entre R$ 51 e R$ 100, seguidos pelos que pretendem gastar entre R$ 101 e R$ 200 (26,14%). A sondagem revelou ainda que 15,34% pretendem gastar, no máximo, R$ 50, enquanto 1,7% comprarão presentes acima de R$ 800. O pagamento preferido dos entrevistados será à vista (56,25%), dos quais 90,91% serão em dinheiro e 8,08% no débito em conta, porém estas modalidades estão condicionadas ao grau de desconto oferecido pelos lojistas. Dos 43,75% que preferem o pagamento a prazo, o cartão de crédito foi citado por 85,71%, seguido pelo cartão de loja (12,99%) e o cheque pré-datado (1,3%).
Em relação ao período de compras, 44,32% dos entrevistados pretendem comprar apenas na semana do dia dos pais, enquanto 39,2% no início do mês e 11,93% já realizaram as compras. Os shoppings centers serão os locais preferidos para as compras, escolhidos por 59,09% dos entrevistados. O centro da capital foi o local escolhido de 39,2%, enquanto 10,8% pretendem comprar os presentes nas lojas de rua. Neste aspecto, 5,11% dos entrevistados comprarão os presentes de forma virtual, através da internet.
A Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Pais ouviu ainda o que eles gostariam de ganhar dos filhos. Os itens preferidos são vestuário (29,31%), perfume (12,07%) e relógio (8,62%). Vale destacar, ainda, que 21,55% dos pais não declararam preferência.
*Perfil dos entrevistados*
O estudo revelou que a maior parte dos consumidores entrevistados são do sexo masculino (57,06%). Quanto ao estado civil, 50,43% se declararam casados ou em união estável, seguidos pelos solteiros (42,07%), divorciados (3,46%) e viúvos (2,31%). A faixa etária mais expressiva dos consumidores foi entre 21 e 26 anos (24,21%), seguida pelos que tem idade entre 27 e 32 anos (17%) e acima de 51 anos (14,7%). Em relação à escolaridade, 35,16% dos consumidores possuem nível médio completo, seguido pelos que estão cursando o ensino superior (25,36%) e os que já possuem o superior completo (24,5%).
No que se refere à variável renda, a maior parte dos entrevistados (25,07%) declarou rendimento entre R$ 679 a R$ 1356, seguidos pelos 21,04% que declararam receber entre R$ 1357 a R$ 2712. Neste quesito, 15,56% declararam não possuir quaisquer rendimentos, ou seja, pessoas que não têm ocupação remunerada ou estão fora do mercado de trabalho, são dependentes financeiros do cônjuge ou são estudantes. Em relação à situação no mercado de trabalho, 68,88% dos entrevistados exercem alguma atividade remunerada, 17,73% são estudantes ou donas de casa, 8,07% são aposentados e 5,32% estão desempregados.
*Metodologia*
A pesquisa foi realizada com uma amostra aleatória de 347 consumidores, entrevistados em pontos onde ocorrem as maiores concentrações de vendas na Região Metropolitana de João Pessoa no período. Os respondentes foram escolhidos de forma aleatória cuja, idade era igual ou superior a 18 anos, pertencentes às classes A, B, C, D e E. Para que o trabalho apresentasse resultado satisfatório foi calculado um erro amostral de 5,26%, com um índice de confiança de 95,00%.
Ascom
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