segunda-feira, 29 de julho de 2013

Paraíba é o 4º do NE em aposentadorias por invalidez

Paraíba é o 4º do NE em aposentadorias por invalidez
No último sábado (27), foi celebrado no Brasil o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data é lembrada anualmente, desde 1972, com ações que têm como objetivo chamar a atenção da sociedade e das organizações para a importância das garantias de segurança nos espaços de exercício profissional. De acordo com o Ministério da Previdência, são registrados em média 700 mil casos de acidentes de trabalho no país por ano, sem contar com os casos não notificados oficialmente. Na Paraíba, de acordo com os últimos dados do Boletim Estatístico da Previdência Social (BEPS) segmentados por unidades federativas, divulgados em 2012, até o mês de junho, haviam sido concedidas 1.719 aposentadorias por invalidez decorrentes de acidentes. O número é o quarto maior do Nordeste.

Os acidentes com fraturas, luxações e ferimentos são os mais comuns e acontecem geralmente em fábricas ou na construção civil. Em seguida, aparecem as lesões por esforço repetitivo (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort), que podem acometer profissionais dos mais variados segmentos e estão diretamente relacionados a fatores como postura inadequada ao sentar ou executar alguma tarefa e descuido com as regras de manuseio de ferramentas.
A palavra chave nesse assunto é prevenção. No Brasil, existem diversas leis, portarias e decretos regulamentando a questão, mas os altos índices de acidentes revelam que o país ainda é falho no cumprimento de ações necessárias para garantir a segurança dos trabalhadores.

Na construção civil, orientação é fundamental

O setor da construção civil é um dos que, pela sua dinâmica de funcionamento e por ser executado normalmente de forma manual, podem apresentar maiores índices de acidentes de trabalho. Diante desse cenário, o compromisso com a prevenção precisa ser redobrado. Portanto, o fornecimento e a utilização dos equipamentos de proteções individuais (EPI) por parte dos profissionais e as constantes orientações das empresas são fundamentais no processo de prevenção de acidentes. Ações e programas aplicados dentro dos canteiros de obras têm como o objetivo orientar os profissionais quanto à utilização correta dos EPIs e instalações adequadas dos EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva). Como exemplos desses programas implantados nos canteiros de obras são PCMAT, (Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção), PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) E PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional). Como explica Ricardo Telles, diretor técnico da urbanizadora Alphaville, é fundamental que todas as obras elaborem e implantem o PCMAT, PPRA e PCMSO. “A princípio, esses programas são os padrões de segurança da obra, com os quais já se avança bastante no sentido de evitar acidentes”, ressalta. Ricardo acrescenta ainda que a presença de profissionais qualificados para prestar apoio e socorro nos canteiros de obras também é muito importante. Na Alphaville, por exemplo, todos os empreendimentos da companhia possuem um técnico de segurança no trabalho para implantar, gerenciar e acompanhar as ações de prevenção na obra.

Além disso, alguns empreendimentos podem possuir um técnico de enfermagem do trabalho, que é responsável pelos primeiros socorros, pela verificação das condições dos profissionais (quando necessário), e pelo controle dos exames e atestados de saúde ocupacional. “Em nossas obras, temos o técnico de segurança no trabalho, a equipe de enfermagem e também os cipeiros (representantes dos trabalhadores e da empresa que compõem a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho - CIPA)”, afirma.

Capacitação

Em Pitimbu, no Litoral Sul do Estado, o projeto Mãos Dadas com o Futuro capacita profissionais para diversas áreas da indústria, tendo como objetivo principal qualificar futuros trabalhadores da fábrica da Brennand Cimentos, responsável pela iniciativa, no município. A pedido da empresa, foi incluído no programa dos cursos um módulo específico sobre segurança, por se tratar de um tema importante e muitas vezes desconhecido por pessoas que nunca tiveram a oportunidade de trabalhar no setor industrial.

É mais uma ferramenta de conscientização/sensibilização da importância da utilização dos EPI's(Equipamento de Proteção Individual) durante a permanência no canteiro de obra. Foi disponibilizado pela Brennand um Técnico de Segurança do Trabalho para ministrar uma capacitação com os principais eixos da temática. As aulas se dão durante o Módulo de Cidadania que é composto por 40 horas.

LER e Dort: como prevenir?

Em segundo lugar na lista de problemas decorrentes de atividades laborais, os distúrbios osteomusculares tratado genericamente como LER e Dort, geralmente, não são muito graves. Mesmo assim, são responsáveis por afastar profissionais por um bom tempo do trabalho. Por isso, é importante que tanto os trabalhadores quanto os empregadores fiquem atentos aos cuidados necessários para evitá-los.

Como explica Ricardo Ramos Chrcanovic, ortopedista credenciado do Hapvida e perito médico do TRT-PB, “a prevenção no âmbito do trabalho se dá com a correta observação das normas regulamentadoras inerentes ao caso e demais critérios de segurança do trabalho, que visam preservar a saúde do trabalhador”.

O médico destaca ainda que tanto a LER quanto os Dort podem ser desencadeados por atividades não relacionadas ao trabalho, como treinos na academia. “No âmbito da vida cotidiana, a prevenção se dá também com a observância das indicações e contra-indicações para prática adequada de atividades com movimentos físicos, prescrita por profissional competente”, explica.

McDonald's utiliza revista para orientar funcionários

Além de investir cerca de R$ 40 milhões ao ano em treinamento em cursos de capacitação, o McDonald’s utiliza outra ferramenta para orientar seus funcionários. A McNews é uma revista bimensal dirigida aos funcionários dos restaurantes próprios e franqueados do McDonald’s do Brasil, com tiragem de 12 mil exemplares. Trata-se de um canal super privilegiado para falar de questão de segurança e prevenção de Acidentes de Trabalho. Além de oferecer a oportunidade de apresentar matérias especiais sobre o tema, a revista conta com uma página fixa da CIPA, que aborda temas como o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual , boas práticas de equipes de cipeiros nos Restaurantes e divulga eventos, como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

História

O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972, por iniciativa do então ministro do trabalho Júlio Barata, que publicou as portarias 3.236 e 3.237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizando o artigo 164 da CLT. Por isto, a data foi escolhida para ser o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.




Redação com Assessoria

Nenhum comentário :

Postar um comentário