sexta-feira, 26 de julho de 2013

Elba Ramalho protagoniza cena da Via Sacra apresentada ao papa Francisco na JMJ

Elba na VI Estação da Via Sacra
Outra paraibana teve participação destacada pela mídia na Jornada Mundial da Juventude. Dessa vez, a atriz e cantora Elba Ramalho,  protagonizou uma das cenas da Via Sacra encenada na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, na presença do papa Francisco. Elba, na VI Estação, leu um trecho bíblico do Livro do Isaías.
Nesta quinta-feira (25), outra paraibana se tornou famosa no mundo inteiro, quando recebeu em sua casa, na comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro a visita do papa. Maria Lúcia dos Santos mora no Rio de Janeiro há 38 anos  e disse que guardará esse momento para sempre.  
Através da assessoria de imprensa da Jornada Mundial da Juventude, Elba mostrou sua emoção em ser escolhida entre 800 artistas brasileiros para se apresentar ao papa Francisco. "Estou ansiosa. A cidade vai se colorindo não pelo futebol, nem pelo carnaval, mas para orar. É um momento de transformação para o Rio", disse.
Com início às 18h, a Via Sacra foi a grande atração da Jornada Mundial da Juventude desta sexta e tratou de temas contemporâneos dos jovens, enquanto relembrou o caminho de Jesus em direção à crucificação, segundo a fé cristã. 
Foram 13 estações ao longo da Avenida Atlântica, na orla de Copacabana. Foram reproduzidos elementos da Via Dolorosa, de Jerusalém, misturados a símbolos do Rio de Janeiro, como a Escadaria Selarón e o Arpoador.
Para dialogar com a juventude, foram escolhidos os seguintes temas para cada uma das estações: “jovem missionário”, “jovem convertido”, “jovem de comunidade de recuperação”, “jovem falando em nome das mães”, “seminarista”, “religiosa que luta pela vida”, “casal de namorados”, “jovem falando pelas mulheres que sofrem”, “estudante cadeirante”, “jovem das redes sociais”, “presidiário ou jovem da pastoral penal”, “jovem com doença terminal”, “jovem deficiente auditivo” e “jovens da África, América do Norte, da América Latina e do Caribe, da Europa, da Ásia e da Oceania”. 
A última das estações foi no próprio altar montado na praia, de onde o papa Francisco acompanhou todo o trajeto. Cortejo formado por 300 pessoas levou a Cruz Peregrina ao longo do percurso entre a rua Paula Freitas e a avenida Princesa Isabel. A atriz Cássia Kiss e a apresentadora Ana Maria Braga também participaram das encenações. 
Pouco antes da Via Sacra, o papa desceu de helicóptero no Forte de Copacabana e repetiu o caminho que fez  na quinta-feira (25) com o papamóvel. Durante o percurso, ele desceu do papamóvel por duas vezes. Uma delas foi para benzer com água benta a estátua de São Francisco.  

Nenhum comentário :

Postar um comentário