terça-feira, 23 de julho de 2013

CONTRAMÃO: alheio à vontade das ruas deputado paraibano se posiciona contrário a extinção do voto secreto

 CONTRAMÃO: alheio à vontade das ruas deputado paraibano se posiciona contrário a extinção do voto secreto
 Mesmo com a nítida pretensão da maioria dos parlamentares na Casa de Epitácio Pessoa pela extinção do voto secreto, o deputado estadual Antônio Mineral (PSDB) não se conteve e mesmo com um forte clamor popular exigindo mais transparência nas votações das casas legislativas, demonstrou convicção na manutenção do voto secreto.

Segundo o deputado que tem base política na cidade de Patos, o voto secreto impede a ‘pressão’ por parte daqueles interessados na aprovação da respectiva matéria na Assembleia Legislativa.

“Eu acho que deveria ter o voto secreto, pois é um voto que você não está mostrando em quem está votando, assim como o eleitor que vai para as urnas e vai secreto, ele leva o seu candidato no seu coração e na sua cabeça, agora só ele sabendo em quem vota”, justificou.

Mineral disse que o voto secreto beneficia diretamente a sociedade, pois o detentor de mandato não fica com ‘amarras’ junto ao executivo.

“O voto secreto é algo que vai com o parlamentar na hora de depositar sua escolha. Se ele tem um executivo que manipula o seu voto, então no voto secreto ele vai votar de acordo com o que é melhor para a população. Acho o voto secreto mais viável, até porque o parlamentar pode votar a pedido do povo e vota a pedido da maioria e não de pressões políticas”, pontuou Mineral.

Sentimento discordado pelos deputados Anisio Maia (PT), Jutahy Menezes (PRB) e Iraê Lucena (PMDB) que elaboraram projetos com o intuito de eliminar o voto secreto na Casa de Epitácio Pessoa.

O fim do voto secreto na Assembleia Legislativa da Paraíba foi uma das bandeiras dos protestos realizados nos últimos dias em João Pessoa. O tema foi apresentado através de Projeto de Lei pelo deputado federal, Ruy Carneiro (PSDB-PB), enquanto deputado estadual, por três oportunidades.

"Naquele instante os deputados estaduais derrotaram meus projetos, mas os textos continuam à disposição da Assembleia. Basta que algum deputado estadual o apresente novamente" comentou Ruy Carneiro.

O parlamentar acredita que a Assembleia da Paraíba vai seguir o exemplo de outras Casas legislativas do Brasil, como na Assembleia de Minas Gerais e na Câmara de Vereadores de João Pessoa. “Espero que os nossos deputados estaduais sigam esse exemplo e apresentem aos paraibanos o fim do voto secreto. Isso representa vigilância cidadã e compromisso com a transparência. Estou satisfeito com a retomada desse debate na Paraíba e confiante na vitória do povo”, afirmou Ruy Carneiro.


E você amigo internauta concorda com o fim do voto secreto? Opine no espaço destinado aos comentários.


Henrique Lima 

PB Agora

Nenhum comentário :

Postar um comentário