segunda-feira, 29 de julho de 2013

Hepatite: Saúde lança campanha de alerta para as medidas de prevenção

Imagem IlustrativaO Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais foi lembrado neste domingo, dia 28 de julho. Para marcar a data, o Ministério da Saúde lançou campanha de alerta à população para as medidas de prevenção. Até o dia 3 de agosto, vão ser oferecidos testes para as hepatites B e C e vacina para hepatite B. A previsão é que sejam realizados cerca de 170 mil testes em todo o país. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, ressalta que as pessoas devem se prevenir diariamente para não precisarem do tratamento.

"O mais importante é ter cuidado com qualquer instrumento que possa transmitir essa hepatite de uma pessoa para a outra por meio de sangue contaminado, mesmo que esse sangue não seja perceptível. Então, por exemplo, instrumentos de tatuagem, instrumentos de piercing, manicure, a pessoa observar bem se tudo ali está sendo esterilizado, se o material é descartável".
Desde o início do ano, o SUS passou a utilizar dois novos medicamentos contra a hepatite C. Antes da chegada desses medicamentos, o tratamento durava de 48 a 72 semanas. Agora ficou reduzido em até 48 semanas. O bancário Richard Paz passou pelo tratamento antigo, há três anos. Ele conta que o novo método diminui o sofrimento do paciente.
"Esse tratamento, que está se revolucionando com o passar do tempo. Essa questão também do prazo ser encurtado devido ao medicamento ser outro. Agora, através de tomar esse medicamento, né? Isso, eu acho que pra mim, já facilita um monte. Porque o tratamento que eu fiz, há dois ou três anos, ele era muito doloroso".
Este ano, a vacina contra a hepatite B também passou a ser oferecida pelo SUS para pessoas com até 49 anos. A medida beneficia 150 milhões de pessoas, mais de 75% da população brasileira. Para saber mais, acesse: www.saude.gov.br. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário