quarta-feira, 24 de julho de 2013

Disputa em Soledade deve mobilizar correntes políticas da Paraíba

Disputa em Soledade deve mobilizar correntes políticas da Paraíba
 A disputa eleitoral pela Prefeitura de Soledade contará apenas com duas candidaturas. Porém deve mobilizar as duas principais correntes políticas do Estado sob o comando do PDMB de Veneziano Vital do Rêgo e José Maranhão e o PSB do governador Ricardo Coutinho, que estão de olho nos mais de 13 mil votos dos soledadenses.

Foram registradas ontem (23), no Cartório Eleitoral da 23ª Zona Eleitoral do município, pelas coligações ‘Unidos pela Vontade do Povo’ e ‘Soledade de Todos’. A terceira candidatura que havia sido anunciada, de Luiz Batista de Oliveira, o Luizinho, do PC do B, não foi registrada e o partido passou a apoiar o candidato da oposição.

A coligação ‘Unidos pela Vontade do Povo’ (PT, PP, PMDB, PR, PTC, PV e PEN), considerada como da situação, registrou candidata a prefeita Vânia Maria Ouriques Leal Barros (Vânia de Ivanildo) e a vice José Alves de Miranda Neto.

Já a coligação ‘Soledade de Todos (PDT, PTN, PPS, DEM, PMN, PSB, PSDB, PSD, PCdoB e PT do B), apresentada como sendo da oposição, registrou a candidatura do advogado Flávio Aureliano da Silva Neto (Flavinho), à prefeito, e Carlos Alberto Garcia Falcão (Beto de Manoca), à vice-prefeito.

A partir de hoje, 38 dias antes do pleito, tem início ao período de propaganda eleitoral, que se encerra no próximo dia 30 de setembro. Para disciplinar o processo e definir o calendário de eventos das duas coligações, a juíza da 23ª Zona Eleitoral, Bárbara Bortoluzzi Emmeerich, que está conduzindo o processo, convocou uma reunião para amanhã, pela manhã, com representantes das duas coligações. A preocupação da magistrada é que a propaganda eleitoral passará a ser permitida a partir hoje, podendo os partidos políticos registrados fazer funcionar, das 8 às 22 horas, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos.

ENTENDA

O vereador Genival Matias Neto tomou posse hoje (23) como presidente da Câmara de Soledade e em decorrência da decisão que afastou o chefe do Poder Executivo municipal e a sua vice (Zé Bento e Fabiana Gouveia), este assume a prefeitura até a posse do novo gestor que deverá ser escolhido no próximo dia 1º de setembro.

Genival Matias de Oliveira Neto, 25 anos é vereador de oposição ao governo de Zé Bento. Eleito pelo parto PT do B que tem com presidente em municipal o empresário Geraldo Moura que esteve presente hoje em Soledade para a posse do seu correligionário. De família tradicional política, é filho do ex-deputado Genival Matias (PTB) que esteve presente hoje na posse, sobrinho do ex-prefeito de Juazeirinho Bevilacqua Matias e neto do Saudoso e renomado jurista Dr. Genival Matias.

Com a nova decisão jurídica, o vereador Lourival Delfino que estava frente do Poder Executivo Municipal retorna as suas atividades parlamentares, entretanto, a presidência da Câmara de Soledade passa a ser ocupada pelo vereador Edvan Gomes de Vasconcelos, eleito pelo PSB com 368 Votos. Edvan Paredão como é conhecido popularmente tem 51 anos é natural de Olivedos. Ele (Edvan), era oposição a administração do prefeito Zé Bento e é aliado do prefeito Genival Matias Neto, empossado hoje.

Segundo Edivan Paredão em declaração ao nosso portal, a posse do novo chefe do executivo ocorre em decorrência de uma disputa jurídica que se arrasta desde o inicio do ano. Trata-se de uma questão relativa ao regimento interno da Câmara de Soledade que não reconhece o registro da Chapa composta pelo vereador Lourival Delfino da Cunha e aliados. O novo presidente informou que a próxima reunião do legislativo mirim acontecerá na próxima segunda feira. Segundo ele, apesar da campanha eleitoral que se inicia em Soledade “os trabalhos referentes a administração deverão ocorrer pensando no bem da população”. Ainda segundo ele, partidos da base do novo prefeito irão compor as novas secretarias que deverão ser nomeadas a partir de amanhã.

Com esse novo acontecimento Soledade já tem o seu 3º prefeito em menos de dois meses. O novo gestor tem pela frente enormes desafios no breve período que governará, inclusive o de conciliar a administração com o fervor da campanha eleitoral que se inicia em Soledade.


Severino Lopes

PB Agora

Nenhum comentário :

Postar um comentário