sexta-feira, 19 de julho de 2013

Aids: cerca de 20% dos jovens abandonam tratamento

20% dos jovens abandonam tratamento
Levantamento feito pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas mostra que 20% dos adolescentes com Aids acompanhados pelo hospital abandonou o tratamento em 2012. De acordo com o estudo, o preconceito com a doença e a negligência dos pais são os principais motivos da desistência de um em cada cinco jovens.

A pesquisa avaliou 581 adolescentes em tratamento na unidade, com idade entre 12 e 17 anos. Desse total, 131 está há pelo menos seis meses sem agendar uma consulta médica ou comparecer a um retorno. Entre eles, 71 são do sexo masculino e 60 do sexo feminino. A maioria foi infectada pela mãe durante o parto.
O serviço social do Instituto Emílio Ribas faz uma busca ativa pelos adolescentes que não frequentam a unidade há mais de três meses. A instituição criou um programa para acrescer e conservar a adesão dos jovens em tratamento.
O projeto chama-se VIDA (Vivendo a Integração da Adesão), que tem como objetivo acompanhar o jovem durante o tempo que ele está no hospital.
O projeto auxilia a descoberta de características individuais e potenciais de cada paciente para solucionar desafios do dia a dia e mostrar a esse jovem que ele pode ter uma vida como a de qualquer outro adolescente na sua idade.

Nenhum comentário :

Postar um comentário