segunda-feira, 29 de julho de 2013

Israel aprova libertação de árabes para reiniciar negociações de paz

Decisão pode encerrar quase três anos de estagnação diplomática entre israelenses e palestinos

 O gabinete de Israel aprovou neste domingo (28) a libertação de 104 prisioneiros árabes, a fim de ajudar a reiniciar as negociações de paz com os palestinos e encerrar quase três anos de estagnação diplomática.
Treze ministros do gabinete de coalizão do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu votaram a favor da liberação, sete votaram contra e dois se abstiveram, segundo um funcionário do governo. "O gabinete autorizou a abertura de negociações diplomáticas entre Israel e os palestinos ", disse um comunicado emitido pelo gabinete do primeiro-ministro.
Netanyahu já havia conversado com direitistas divididos em seu gabinete sobre apoiar a libertação de prisioneiros. Ele ainda adiou a reunião semanal dos ministros em uma hora para garantir uma maioria de votos a favor.
"Este momento não é fácil para mim, não é fácil para o gabinete de ministros, e não é fácil, especialmente, para as famílias em luto, cujos sentimentos eu entendo", disse Netanyahu no início da reunião, referindo-se às famílias que perderam membros em ataques de militantes. "Mas há momentos em que decisões difíceis devem ser tomadas para o bem da nação, e este é um deles", conclui.
O presidente palestino, Mahmoud Abbas, exigiu a libertação de prisioneiros detidos desde antes de um acordo de paz provisório de 1993 entrar em vigor. Israel prendeu milhares palestinos desde então, muitos por terem realizado ataques mortais.


Nenhum comentário :

Postar um comentário