domingo, 12 de outubro de 2014

Com 21 processos, Veneziano entra na lista dos parlamentares eleitos no Brasil investigados pela justiça

veneziano com 40Num levantamento feito pelo o Jornal O Globo, dos 108 parlamentares mais votados para o congresso nacional, 40 estão sendo investigados em diferentes instâncias judiciais. Entre eles, a matéria traz em destaque o deputado federal eleito, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB).
De acordo com a mídia nacional, Veneziano Vital do Rêgo, além de ser campeão de votos, é também de processos na justiça. Ele tem 21 ações por improbidade administrativa na Justiça paraibana, referentes ao período em que foi prefeito de Campina Grande, entre 2005 e 2012.
Em março, o MP entrou com uma ação contra Veneziano por entender que houve irregularidades na doação de terrenos públicos do município. De acordo com a reportagem do Globo foi entrado em contato através de ligação e mensagem SMS com Veneziano, mas ele não deu retorno.
O levantamento levou em conta os três deputados federais mais votados em cada estado e o senador que conquistou a vaga disputada nesta eleição. Como Veneziano foi o segundo mais votado no Estado, e possui processos na justiça, foi o único paraibano a entrar na lista.
Quase 40% dos deputados federais campeões de votos e dos senadores eleitos no último domingo são investigados em procedimentos na Justiça a partir de acusações da polícia e do Ministério Público (MP), com suspeitas que vão de desvios de recursos e improbidade administrativa a crime de tortura e desrespeito à Lei Seca.
O levantamento revelou que 40 dos 108 parlamentares mais votados são acusados de diferentes crimes em instâncias judiciais. Boa parte deles é de novatos que, a despeito do sucesso nas urnas, já chegam ao Congresso com a possibilidade de serem investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), para onde são transferidos os processos e inquéritos de autoridades com foro privilegiado – benefício assegurado a partir da posse, em fevereiro de 2015.

Nenhum comentário :

Postar um comentário