segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Chuva de meteoros acontece nesta madrugada, visível no Brasil e transmitida pela internet

O fenômeno das Orionídeas, chuva de meteros que acontece todos os anos em outubro, será intenso na noite desta segunda (20) e na madrugada de terça (21). Essa chuva acontece quando a Terra passa pela órbita do cometa Halley e encontra detritos que foram deixados pelo caminho.
De acordo com especialistas, estima-se que nesta madrugada aconteça o pico do fenômeno, com 20 a 25 meteoros por hora. Destes, será possível ver apenas cinco ou seis por hora. Ao olho nu, a impressão é de uma quantidade grande de estrelas cadentes na mesma noite.
Para observar
Como a lua está na fase minguante, acredita-se que será possível observar a chuva com mais facilidade. Para identificá-la, é necessário observar na direção da constelação de Órion, da qual as "Três Marias" fazem parte.
É indicado que a observação seja feita de um lugar mais distante das luzes da cidade após a meia-noite. Para os paulistanos que não vão sair da cidade, uma opção é assitir à chuva on-line. Diversos observatórios astronômicos transmitem o fenômeno ao vivo pela internet.
Veja 

Nenhum comentário :

Postar um comentário