domingo, 22 de julho de 2012

Candidatos, eleitores e partidos políticos descobrem a força da internet, desbancando outros meios


Embora a televisão ainda seja o principal veículo para informação de quem vai votar, os eleitores, os partidos políticos e os candidatos descobriram a força da internet e das mídias sociais e pretendem usá-las com intensidade nesta campanha.

Em cidades com mais de 200 mil eleitores, onde o acesso é mais fácil, a internet será usada “cada vez mais” pelos políticos, afirma o diretor de Atendimento e Planejamento do Iprespe, Maurício Garcia. Para ele, isso será possível pelo crescimento do uso de telefones celulares de banda larga e dos tablets, dispositivos portáteis de acesso a internet.

Garcia ressaltou, porém, que o eleitor não forma, necessariamente, opinião a partir do acesso a páginas de partidos ou candidatos. “Isso acontece quando as informações estão disponíveis em grandes portais ou em ferramentas como o Twitter, quando um amigo que acompanha coloca alguma informação que desperta a curiosidade da pessoa.”

Ele lembrou, no entanto, que, quanto menor a cidade e maior a dificuldade de acesso ao conteúdo de internet, mais pesa na formação de opinião do eleitor a propaganda eleitoral no rádio e na televisão. De acordo com Garcia, nessas localidades, existem outros fortes formadores de opinião, como padres e pastores e líderes sindicais.

Para Alberto Valle, consultos e intrutor do curso de marketing político digital da equipe do Curso de E-commerce, a Internet não suprme o papel do marketing convencional. “O marketing político digital ganha cada vez mais importância no processo eleitoral brasileiro, mas acreditar que a curto prazo no Brasil ele substituirá a companha política tradicional é bastante precipitado. O marketing eleitoral pela Internet, e principalmente das redes sociais está intimamente ligado a facilidade de acess´à rede, que em nosso país ainda é muito precário, principalmente nas regiões norte e nordeste.” afirmou o consultor.


Eleitor Digital

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