quinta-feira, 28 de novembro de 2013

MPF pede cassação de Wilson Filho por infidelidade partidária

MPF pede cassação de Wilson Filho por infidelidade partidária
A Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) pediu, nesta quinta-feira, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cassação do mandato de 13 deputados federais, por considerar que os parlamentares não comprovaram o cumprimento de nenhuma das hipóteses legais que autorizam a desfiliação de um partido e a manutenção do cargo.

Entre os alvos das ações estão os deputados Walter Feldman (SP) e Alfredo Sirkis (RJ), que deixaram, respectivamente, PSDB e PV para se filiar ao PSB, após o fracasso no registro do Rede Sustentabilidade, partido da ex-ministra Marina Silva, na Justiça Eleitoral.

"O eleitor confere a representação ao parlamentar vinculado a certo partido, que encarna o ideário que se pretende avançar na disputa pelo poder político. A infidelidade quebra essa relação de confiança e permite à sociedade que reivindique o mandato, através do Ministério Público", disse o vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio de Aragão.

Para Aragão, antes de pertencer a um partido, o mandato de um político pertence ao povo. "O cargo não pode ser objeto de acordos, anuências (expressas ou tácitas) ou qualquer forma de negociação que retire da soberania popular o poder/direito de escolha que lhe é inerente", disse.

Os partidos que perderam parlamentares podem pedir, no prazo de 30 dias, à Justiça Eleitoral, a perda do cargo eletiva, por conta da desfiliação partidária. Caso as legendas não ajuízem nenhum pedido nesse período, o Ministério Público pode apresentar proposta semelhante nos 30 dias subsequentes.
  
Veja os deputados alvos de ações do MPF:



Deputados/EstadoVeja a mudança de partido dos parlamentares
José Humberto Soares - MG (PHS para PSD)
Stefano Aguiar dos Santos - MG (PSC para PSB)
Paulo César da Guia Almeida - RJ (PSD para PR)
Wanderley Alves de Oliveira - RJ (PSC para PTB)
Walter Meyer Feldman - SP(PSDB para PSB)
Luiz Hiloshi Nishimori - PR (PSDB para PR)
Silvio Serafim Costa - PE (PTB para PSC)
José Wilson Santiago Filho - PB (PMDB para PTB)
Alfredo Helio Syrkis - RJ (PV para PSB)
Paulo Henrique Ellery Lustosa da Costa -CE (PMDB para PP)
Paulo Roberto Gomes Mansur - SP (PP para PRB)
Francisco Evangelista dos Santos de Araújo - RR (PSL para PSD)
Cesar Hanna Halun - TO (PSD para PRB)
 


Fonte: PBHOJE com Assessoria do MPF

Nenhum comentário :

Postar um comentário