A bancada paraibana no Congresso Nacional não vai sofrer desfalque. Também não haverá mudanças no número de deputados estaduais. Isso porque a Câmara suspendeu nessa quarta-feira (27) a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, em abril deste ano, redefiniu os números de deputados federais de 13 estados nas eleições de 2014.
Pela determinação do TSE, a Paraíba perderia dois deputados federais e seis estaduais. Porém, com a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende a nova norma, os parlamentares já podem respirar tranquilos.
A proposta, que na prática anula a decisão do TSE, foi aprovada por 230 votos a favor e 60 votos contra, além de oito abstenções. Como o projeto já foi aprovado pelo Senado, será agora promulgado pelo Congresso.
A decisão do TSE havia beneficiado cinco estados, que, com a aprovação do PDL, foram agora prejudicados. Ao todo, Pará, Ceará, Minas Gerais, Amazonas e Santa Catarina aumentaram suas bancadas com a decisão do TSE, mas perderão as vagas com a aprovação do PDL pela Câmara.
Em compensação, oito estados serão beneficiados pelo projeto a ser votado: Rio de Janeiro, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Paraná, Espírito Santo, Alagoas, e Rio Grande do Sul retomam as vagas e voltam ao seu tamanho original.
Nenhum comentário :
Postar um comentário