De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quatro padres disputam às eleições municipais desse ano em três cidades da Paraíba. Eles concorrem pelo comando de duas prefeituras e por vagas em uma câmara. Nesta segunda-feira (10) o arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, lançou uma cartilha com orientações para as eleições, mas de acordo com a Arquidiocese não há nada específico sobre a participação de sacerdotes no pleito.
Na cidade do Conde, na Grande João Pessoa, o padre Severino dos Santos (PT), disputa a prefeitura. Já em Santa Rita, também na Região Metropolitana da capital, o padre Cristiano de Melo (PSOL) disputa o cargo de vice-prefeito na chapa de José Silva (PSOL).
Em João Pessoa, conforme as estatísticas do TSE, dois padres disputam cadeira no legislativo municipal. Adelino dos Santos (PMDB) tenta voltar à Câmara e José Leôncio Júnior, o padre Júnior (PT), concorre pela primeira vez.
De acordo com a Arquidiocese da Paraíba, a igreja a princípio não recomenda a participação dos padres na política partidária. Os que mesmo assim decidem participar precisam se afastar das funções de sacerdote até o final da campanha. Caso eles sejam eleitos esse afastamento se estende até o término dos seus mandatos.
Vitrine do Cariri
Nenhum comentário :
Postar um comentário