segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Igreja lança em João Pessoa cartilha sobre eleições


Em documento, arcebispo diz que o povo está decepcionado com a política e com os políticos incompetentes.


“Eleições municipais 2012. Participação do povo de Deus na construção da cidade e da cidadania”. Esse é o título da cartilha que o Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, lança hoje, na Cúria Metropolitana (Palácio do Bispo), na Praça Dom Adauto, no Centro de João Pessoa.
A cartilha tem 12 tópicos. No início, Dom Aldo explica que “a Arquidiocese da Paraíba dirige-se aos candidatos e aos eleitores lembrando o princípio elementar da Doutrina Social da Igreja: ‘a solidariedade e a subsidiariedade’, tendo em vista a formação da consciência política dos cidadãos”. 
E completa: “A Igreja incentiva a participação de todos na construção de políticas de inclusão social porque dignificam a vida da população como prática de fé, justiça, amor e serviço ao próximo. A vida e a história são construídas por nós todos, concidadãos e corresponsáveis”.
Dom Aldo escreve sobre qual é a missão do prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores. “O cidadão consciente vota e acompanha o encaminhamento de projetos de políticas públicas que os candidatos e partidos prometem nas campanhas”, comenta.
O povo, segundo Dom Aldo, anda decepcionado com a política e com os políticos incompetentes na administração do patrimônio público. Segundo ele, “muitos fizeram do mandato político um meio para enriquecer, sem compromisso para com as necessidades da população”. 
“Depois do escândalo, é difícil recuperar a credibilidade perdida. Por isso,  é importante conhecer a história do candidato e as propostas que ele apresenta. Quem é? De onde vem? Onde já atuou? O que já fez? Ele representa projetos e interesses de quem?, indaga o arcebispo.
Sobre o perfil do eleitor consciente, Dom Aldo indica: “Jamais troque ou venda o seu voto por favores. Não se corrompa. Quem é infiel no pouco, infiel será em maiores responsabilidades”. Dom Aldo apresenta sugestões de políticas públicas nas áreas da saúde; educação; geração de ocupação e renda; segurança pública; reestruturação agrária, agrícola, hídrica e energética; e cultura. “Quem planeja tem futuro. Quem improvisa ao acaso fica com a sina do destino”, disse.
No fim da cartilha, Dom Aldo questiona: “Seria possível um Pacto Social pela Paraíba, a partir dos municípios, nas pequenas, médias e grandes regiões?”. 
Arcebispo recebe jornalistas hoje
Dom Aldo recebe a imprensa das 9h ao meio-dia de  hoje para falar sobre a cartilha. Não será uma entrevista coletiva. O arcebispo conversa com os jornalistas e radialistas de acordo com o horário de chegada de cada um. Haverá momentos em que o “bate-papo” poderá ser individual. Em outros haverá a conversa conjunta para que todos possam ser atendidos.
O texto da Cartilha será entregue aos profissionais da imprensa quando chegaram à Cúria Metropolitana. Depois das 12h a cartilha vai estar disponível para leitura e/ou impressão no site da Arquidiocese da Paraíba (www.arquidiocesepb.org.br). Na tarde de hoje, cópias da cartilha vão estar disponíveis para a população na recepção da Cúria.

Nenhum comentário :

Postar um comentário